O LEGADO DA CIDADANIA EUROPEIA

Imagine você com um passaporte da União Europeia – UE exercendo seus direitos como cidadão europeu, sendo respeitado, tendo acesso à educação, à saúde e à segurança, além de ter oportunidades profissionais e de negócios, graças aos benefícios conquistados por meio de um documento como este, que abre portas para o mundo.

Agora pense como poderia ser sua aposentadoria no Velho Continente, com residência fixa, em um país que tem dado exemplo de qualidade de vida como Portugal. Ou então, proporcionar ao seu filho a possibilidade de estudar e transitar com liberdade pela Europa, e ainda ter a facilidade de morar nos Estados Unidos ou Canadá por ser cidadão europeu. Um legado que ele agradecerá para sempre.

Pois esses objetivos são possíveis para brasileiros, sejam eles descendentes de imigrantes italianos, portugueses, poloneses etc., ou ainda casados com europeus ou europeias, entre outras formas previstas em lei.

No Brasil, existem mais de 35 milhões de descendentes de cidadãos italianos, concentrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Através da aquisição da dupla cidadania, uma nova vida pode ser almejada, mesmo que seus planos não sejam morar em definitivo na Europa, mas realizar um sabático com tranquilidade, por exemplo, respirando outras culturas.

Na pandemia do Coronavírus, as limitações impostas pelas instituições sanitárias impediram a entrada de brasileiros sem residência fixa em países da Europa. Todavia, quem tem passaporte da Comunidade Europeia conseguiu ingressar, cumprindo quarentena, mas com a garantia de poder transitar no país, rever a família, entre outras razões da escolha do seu destino.

CONSULTORIA ESPECIALIZADA

Quem indica o caminho para requerer a dupla cidadania europeia, em especial a italiana, é o experiente escritório Euro Consultoria, Imigração, Cidadania e Negócios, que desde 2008 oferece soluções jurídicas e administrativas para pessoas e empresas que desejam atuação internacional, tornando os processos mais ágeis e seguros. Liderado pela Dra. Stephania Puton, advogada, Doutora em Direito pela Universidade Ca’ Foscari de Veneza (Itália), cidadã italiana, Conselheira da Câmara de Comércio Italiana no Rio Grande do Sul. Atua na área de Direito de Imigração e Investimentos Internacionais há mais de uma década, prestando serviços a empresas estrangeiras que pretendem realizar negócios no Brasil, bem como consultoria a empresários brasileiros interessados em realizar investimentos no exterior. Além disso, contribuiu para que milhares de pessoas realizassem o sonho da dupla nacionalidade, com 100% de sucesso nos processos de reconhecimento de cidadanias europeias.

“Hoje, ser cidadão europeu significa ter liberdade e autonomia. Ter um passaporte da UE, que permite ir e vir e ainda dá direitos civis, é um investimento que vale a pena. Durante a pandemia, observamos um crescimento na ordem de 1.000% na procura pela dupla cidadania. Isso se dá por muitos fatores, principalmente ligados à política interna. Mas países como Portugal, por exemplo, investem muito em qualidade de vida, com custos bem inferiores em relação ao restante da Europa. Já faz um bom tempo que o país tem sido eleito um dos melhores para se viver em todo o mundo”, destaca Stephania.

Outro ponto importante é que a prova do ENEM realizada no Brasil é válida para as universidades portuguesas. Além disso, os títulos profissionais conquistados no Brasil podem ser reconhecidos em Portugal, e com o passaporte europeu é possível trabalhar na própria área de conhecimento, também em outros países que pertencem à União Europeia.

E para quem pensa em investir em Portugal, outra vantagem para os cidadãos brasileiros que possuem a dupla cidadania, é que podem financiar a compra de imóveis em Portugal com renda declarada no Brasil, com base em tratados e acordos bilaterais.

INVESTIR NOS ESTADOS UNIDOS

O sonho americano pode estar mais próximo para quem tem a dupla cidadania europeia. Brasileiros com dupla cidadania de países como Itália, Espanha, Alemanha, Argentina e outros podem aplicar para o visto de trabalho E-2, uma das formas mais ágeis, simples e baratas para trabalhar nos EUA. Esse visto pode ser utilizado pelo investidor que deseja trabalhar na empresa investida (com o aporte de uma quantia substancial) ou por um funcionário desta empresa, desde que ambos possuam a mesma nacionalidade.

O visto E-2 é processado pelo consulado americano localizado no país em que o beneficiário reside, tornando o processo célere, simples e bem mais em conta que a grande maioria dos vistos norte-americanos. O tempo de duração depende do tratado firmado entre os EUA e o país da sua nacionalidade.

Euro Consultoria

www.euroconsultoria.com.br
(51) 3508 6300 / 98923 0740 / 98922 9096
atendimento@euroconsultoria.com.br
@euroconsultoriaoficial