Sergius Gonzaga ministra aula virtual e gratuita sobre Augusto dos Anjos

  • Cultura
  • 11/08/2021 - 11:20
  • 1008 Views

A convite do Instituto Ling, o professor de literatura comanda a tarde poética do dia 18 de agosto, trazendo leituras e reflexões sobre a obra de um dos poetas mais originais do Brasil.

Personalidade querida da cena cultural de Porto Alegre, o professor de Literatura Brasileira da UFRGS Sergius Gonzaga é o convidado da edição deste mês do projeto Poesia no Ling. Em encontro virtual e gratuito no dia 18 de agosto, quarta-feira, às 16h, ele apresentará detalhes sobre a trajetória e a obra de Augusto dos Anjos (1884-1914), um dos poetas mais originais do país, mostrando características marcantes do escritor paraibano, como a linguagem rebuscada e o lirismo pessimista. A atividade poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Para receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Filho de antigos senhores de engenho, Augusto dos Anjos aprendeu as primeiras letras com seu pai, bacharel em Direito, faculdade que o escritor também cursou, mas nunca exerceu. Com a publicação de seus primeiros poemas no jornal O Comércio, chamou a atenção dos leitores por seu estilo literário paradoxal, cósmico e mórbido. Com uma morte prematura aos 30 anos, foi autor de um livro só, intitulado Eu, que obteve fama póstuma e o consagrou como um dos poetas mais lidos do Brasil.

Sergius Gonzaga é professor da UFRGS desde 1978 e um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo Da Vinci. Foi diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004) e Secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente, é responsável pela Universidade Aberta e pela Coordenação do Livro da Prefeitura de Porto Alegre e ministra palestras e cursos sobre Literatura Brasileira e Literatura Latino-Americana em diferentes cidades do país e do mundo.

O Poesia no Ling realiza mensalmente encontros dedicados à poesia, ministrados ao vivo por diferentes professores da área, em homenagem a grandes personalidades da literatura mundial. Em suas últimas edições, o projeto teve aulas com Diego Grando celebrando o bicentenário de nascimento de Charles Baudelaire, Ronald Augusto analisando Heitor Saldanha e Ana Maria Lisboa de Mello apresentando a obra de Cecília Meireles. As edições anteriores podem ser assistidas gratuitamente no canal do YouTube do Instituto Ling. A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.


SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – LITERATURA
Poesia no Ling
Sergius Gonzaga apresenta a obra de Augusto dos Anjos
Dia 18 de agosto, quarta-feira, às 16h
Gratuito, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber materiais preparatórios e lembretes para a atividade, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Divulgação: Jéssica Barcello
Cre?dito: Joel Vargas -PMPA