CASA DO MAR: a elegância da madeira, do vidro e da pedra, há poucos metros da beira mar mais badalada do Litoral Gaúcho

Quem passa em frente à Casa do Mar, enxerga através de suas grandes janelas de vidro, uma escada helicoidal de extrema leveza. Estrategicamente posicionada sobre um espelho d’água, a escada que parece ter escorrido para formar uma obra de arte, dá as boas-vindas a quem entra na residência.

A Casa do Mar é uma residência extremamente iluminada, onde há total integração entre área social e da piscina, posicionada aos fundos do terreno. Esta, com vista lateral para o mar e integrada à uma área de passagem do condomínio, pode ser vista por entre os vidros que envolvem o andar térreo.

Para o projeto arquitetônico da Casa do Mar, tiramos partido de uma volumetria pura, iluminação natural e grandes vãos e balanços. No 2º pavimento, temos em destaque um C em concreto aparente, que forma a principal volumetria da residência. Este andar, que conta com 4 suítes, é envolvido por um ripado de madeira em seu exterior. Quando fechado, configura um volume em madeira, e, aberto, permite a entrada de luz natural em abundância para as suítes, através de suas grandes aberturas.

Madeira, concreto e muito vidro, foram os materiais escolhidos para a criação da Casa do Mar. Em uma residência com programa de necessidades que envolve a integração total dos ambientes sociais e de lazer, trabalhamos com grandes aberturas que se abrem escondendo-se dentro das paredes. O que transmite a sensação de uma casa sem esquadrias.

Já as esquadrias, de perfil minimalista, se encaixam dentro das paredes, proporcionando amplitude e integração dos ambientes. Permitindo que a família Heineck viva sua casa de praia como reduto de lazer e com grande convivência.

Na Casa do Mar, pisos externos e internos estão nivelados, também formatando um ambiente interno totalmente integrado ao externo. Outras características estéticas escolhidas para a área externa, também encontram-se no interior da residência, como a materialidade em pedra que confere a volumetria lateral da piscina.

Na arquitetura contemporânea, há espaço para ousar em uma linha brutalista ou com elegância. Para a Casa do Mar, ficamos com a segunda opção, dando vida a um projeto de interiores com linhas retas, aço corten, concreto aparente que estrutura a residência, muito branco e texturas naturais como a madeira e a pedra.

Casa do Mar | Xangri-lá/RS
413m² | Projetos Arquitetônico e de Interiores e Acompanhamento de Obra

Divulgação: Shana Lima
Fotos: ArchiImage | Cláudio Fonseca