Marina del Faro é inspirado na arquitetura uruguaia e na beleza natural de seus balneários

DeMello Incorporações idealiza o condomínio Marina del Faro para pessoas que buscam contato com a natureza em estrutura de resort e facilidade à prática esportiva, principalmente náutica.

Com inspiração nos traços longilíneos e formas minimalistas presentes na arquitetura uruguaia, o Grupo Sólido assina o projeto arquitetônico do Marina del Faro, novo empreendimento da DeMello Incorporações, localizado estrategicamente próximo ao Litoral Norte do RS, às margens da Lagoa do Peixoto, na região do Palmital, no município gaúcho de Osório. O condomínio fechado, que desde o início tem em sua concepção uma Marina e acesso à lagoa para esportes náuticos, levou os arquitetos a perceberem de imediato fortes referências do tradicional e famoso balneário de Punta Del Leste. “O start do projeto acontece quando se tem o entendimento das potencialidades do local, o que possibilita à criação de empreendimentos com identidade e conceito” evidencia o arquiteto Juliano Trindade.

E, de fato, quando ele e os demais profissionais conheceram o local onde seria implementado o condomínio, observaram aspectos que chamaram muita atenção, como a beleza natural do lugar, a tranquilidade do entorno, o acesso à lagoa e a vista ampla onde o olhar vai longe. “Neste momento, vieram algumas lembranças e uma identificação com paisagens de Punta Del Leste e da praia de José Ignácio, um dos poucos destinos mundiais onde pressa e agitação não fazem parte do cenário”, observa o arquiteto.

A arquitetura uruguaia contemporânea, conforme especifica Trindade, se destaca pela composição purista - que busca simplicidade nos delineamentos - de planos e volumes que se valem da beleza natural de seus materiais. Pedra, concreto aparente, madeira e aço são os protagonistas nestas edificações, onde aparecem em composições limpas e geralmente de linhas bem horizontais, exemplifica. Assim, afirma ele, a simplicidade na forma dos edifícios uruguaios em nada está associada a uma arquitetura simples, pois todos elementos foram pensados para serem elegantes, esbeltos e alongados. “A arquitetura, neste caso, é muito mais do que contemplar um programa, mas sim emocionar quem estiver ali, proporcionando experiências e memórias”, salienta o arquiteto.

Marina del Faro - Baseado nessas linhas do design uruguaio, o empreendimento de alto padrão tem como grande diferencial marina privativa, com trapiche conectado à Lagoa do Peixoto, e amplo local para estacionar os barcos e tomar um drink no chamado Clube do Lago. O condomínio terá também prainha natural de areia branca, sala fitness, espaço para jogos, salão de festas com varanda sunset, piscina interna com raia para natação e piscina externa de borda infinita, ambas aquecidas, além de lounges externos com pergolados, remetendo aos melhores paradouros de José Ignácio.

O empreendimento ainda oferecerá aos moradores o Clube de Esportes. Atividades indoor, com quadras de padel e tênis coberta, junto a um espaço gourmet esportivo, com parrilla para confraternizações pré ou pós jogos. Ao ar livre, terão quadras poliesportivas, de tênis de saibro e futebol com grama natural, play adventure e lago contemplativo. A ampla infraestrutura do empreendimento proporciona total facilidade às práticas esportivas de diferentes modalidades. Seja na água, no ar ou em terra, o local é próprio à realização de kitesurf, windsurf, stand up paddle, caiaque, triathlon, além de possibilitar a prática de mountain bike, skate downhill e voo livre em asa delta e paraglider no Morro da Borússia, a poucos minutos do local.

Ao longo do condomínio, o projeto prevê praças bem arborizadas com vegetações altas preservadas, valorizando um estilo de vida em meio à natureza e um dia a dia com mais tranquilidade. O Marina del Faro tem entrega prevista para maio de 2023 e seus terrenos possuem dimensões de 310m² a 585m².

Divulgação: Dixon Comunicação
Imagens em perspectiva: Divulgação/DeMello Incorporações