Casa Pormade valoriza fluidez e sofisticação no habitar

Na CASACOR Santa Catarina 2021, dois escritórios apresentam um espaço projetado para morar bem e receber com estilo

Um espaço que vai se revelando ambiente a ambiente. Assim é a Casa Pormade, projetada pelos escritórios Fábio Vitorino Arquitetura e Vitorino Kokowise Arquitetos– dois escritórios que uniram talento e criatividade especialmente para esta edição da CASACOR Santa Catarina 2021. Da entrada do espaço, de 110 metros quadrados, é possível ter uma boa ideia de toda a casa em função do layout diferenciado planejado pelos arquitetos. Os ambientes seguem, em sequência, com aberturas alinhadas, revelando eficiência na resolução de layout, apuro estético e sofisticação.

A solução é baseada no conceito “enfilade” (do francês, enfileirar) – arranjo originado na arquitetura europeia barroca e até hoje muito utilizada em galerias e museus como forma de facilitar a circulação de pessoas a partir de uma sequência lógica e funcional para os ambientes. “Utilizamos esse recurso para organizar a sequência dos espacos que criamos para um anfitrião contemporanêo por meio de portas duplas enfileiradas que integram os ambientes quando conveniente e os tornam íntimos quando desejado”, explica Lucas Vitorino.

Desta forma, os profissionais também conferiram papel de protagonismo ao principal produto da marca patrocinadora do espaço: as portas. Na Casa Pormarde, elas são tratadas como molduras, que direcionam o olhar e o fluxo e induzem ao enquadramento perfeito explorados com eixos simétricos. “Portanto, esse conceito caiu como uma luva, levando em conta que se trata de um ambiente retangular e estreito, com 20 metros de comprimento por 5 de largura, em uma mostra de arquitetura, com grande fluxo de visitantes”, complementa Fábio Vitorino.

Essa releitura de um contexto clássico em uma situação contemporânea revela-se bastante adequada ao desejo atual por ambientes amplos e integrados e, também, atende bem ao tema nacional da CASACOR, Casa Original. “Original é aquilo que busca suas origens. Nós nos fundamentamos na história para desenhar nosso espaço de modo a expressar a tão solicitada integração dos ambientes”, reforça Chara Kokowise.

Projetado para receber

O espaço foi pensado pelos arquitetos para um morador que prioriza ambientes sofisticados, mas acolhedores, para viver e para compartilhar bons momentos com amigos, considerando que, em tempos de pandemia, a casa passou a ser o local dos encontros. O convidado inicia o percurso pela adega ou wine lounge. “Trata-se de um vestíbulo com espaço para harmonização, que recepciona o visitante, conduzindo-o para o estar/jantar integrados, ambiente de relaxamento e descontração”, revela Laís Forte. Em sequência, o visitante segue para a cozinha equipada, que pode ser integrada ou isolada dos demais ambientes a partir do fechamento das portas. “Existe uma ordem, hierarquia e fluidez, na qual a intenção é receber e celebrar com os convidados”, complementa Lucas Vitorino.

A arquitetura de traços requintados em linhas contemporâneas e acabamentos sofisticados conferem imponência ao espaço, que se revela acolhedor em função das soluções e elementos adotados. A paleta de cores contribuiu para proporcionar essa sensação de aconchego. Tons Off White e nuances escuras são bastante explorados nos ambientes, as quais mesclam com o amadeirado dos painéis e do revestimento de piso, que harmonizam e aquecem o espaço. Detalhes em dourado, metais, vidros, espelhos, couros, linho e marmorizado branco compõem o sofisticado conjunto.

A iluminação planejada igualmente reforça o caráter íntimo e aconchegante do espaço. As luzes indiretas e dimerizáveis proporcionam ambiência e destaque para elementos pontuais. Já na cozinha, a iluminação foi pensada também para auxiliar no manuseio e no preparo dos alimentos.

A Casa Pormade é resultado da soma de competências e de criatividade de duas duplas que atendem o mercado de forma independente, mas que se uniram de forma colaborativa nesta CASACOR.

O casal Chara Kokowise e Lucas Vitorino comanda o escritório Vitorino Kokowise Arquitetos. Os sócios imprimem em seus projetos, conceitos e experiências absorvidas em suas constantes viagens de pesquisa e intercâmbios no exterior. O Escritório vem atuando em diversas áreas da arquitetura, desde projetos de interiores, arquitetônicos e desenvolvimento de empreendimentos de grande escala.
Em sua estreia na CASACOR SC 2019, se destacaram com o ambiente funcional “Espaço do jornalista”. E em 2020 abriram as portas de sua sede no centro da capital, na Avenida Rio Branco.

Já Fábio Vitorino e Laís Forte, casados, recentemente retornaram de uma temporada em Portugal, onde Laís fez seu mestrado. A dupla chegou a desenvolver projetos naquele país, experiência que garantiu grande aprendizado profissional para aplicar no escritório que acabam de fundar em parceria. Fábio acumula uma experiência de três edições da CASACOR em parceria com outros profissionais. Em 2017, participou do projeto do Espaço Ubuntu, premiado como Melhor Ambiente eleito pelo público e ambiente Mais Original eleito pelo júri técnico. No ano seguinte, coassinou o restaurante da edição da mostra em Itapema. E, em 2019, participou do projeto da Suíte Master da mostra em Florianópolis. Fábio e Lucas são irmãos e esta será a primeira vez que atuam em parceria numa mostra.

A CASACOR SC abre dia 18 de julho e vai até 29 de agosto, no Espaço +UM – Rodovia José Carlos Daux – SC 401- 6883 e 6977 , em Florianópolis, SC.


Texto: Paula Costa / 75Comunica
Fotos: Fábio Jr. Severo