Com o Open Bank, novidade no setor financeiro e bancário, Priorizzi se prepara para alterações nas conciliações e negociações

Uma inovação que promete ganhar maior visibilidade no mercado financeiro e bancário brasileiro ainda em 2021 é o serviço “Open Bank” (banco aberto) que consiste na transparência das movimentações financeiras e otimização de dados dos clientes. Com isso, a concorrência entre os bancos fica maior, gerando um impacto de mudança para a organização financeira.

A novidade deverá auxiliar no trabalho de empresas ligadas ao setor, como a Priorizzi, de Canoas, que está se preparando para trabalhar no novo formato, onde ocorrerão alterações nas conciliações bancárias e negociações com instituições financeiras.

A implantação do Open Bank no Brasil deverá iniciar em outubro deste ano, através do Banco Central. Porém, o País já vem trabalhando com o serviço de forma gradual desde 2020. Entre os benefícios destacados, estão:

• Os gastos podem ser muito minimizados pela concorrência entre as instituições financeiras;
• Eficiência a agilidade no controle das informações;
• Unificação de todas as contas bancárias em uma mesma interface;
• Fornecimento de todos os dados em tempo real.

As sócias da Priorizzi, Clarissa Saraiva Homem de Carvalho e Loreci Freire de Freitas destacam outro ponto importante sobre as conciliações bancárias: “A conexão com o open banking permitirá que as equipes das empresas tenham uma visão única de todas as entradas e saídas financeiras da empresa”. O Open Bank será disponibilizado para todas as instituições financeiras que se cadastrarem na plataforma do Banco Central.

Divulgação: LS8 Consultoria
Fotos: Karine Viana