Exposição pioneira leva homenagem a Porto Alegre para viagens do Trensurb

  • Cultura
  • 01/07/2021 - 15:51
  • 1459 Views

Videoarte “Cidade do Meu Olhar”, da artista multimídia Liana Timm, será exibido nas estações e nos trens a partir do dia 10 de julho.

Pela primeira vez, uma exposição itinerante de arte vai acompanhar os usuários do Trensurb em suas viagens pela Região Metropolitana. A partir do dia 10 de julho, em formato de videoarte, a série “Cidade do Meu Olhar”, assinada pela artista multimídia Liana Timm, será exibida nas TVs das estações e dos trens da empresa de transporte intermunicipal. O vídeo será veiculado até o dia 31 de agosto.

Na série “Cidade do Meu Olhar”, Liana reúne cerca de 300 trabalhos criados em diversos momentos, sempre pensando a cidade a partir de sua história e contemporaneidade. Iniciada em 1986, a série continua in progress acrescentando o que a urbanidade oferece de tempos em tempos.

Com essa exposição pioneira, o Trensurb, que transporta pessoas entre Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, cria um espaço para o contato com a arte e a cultura de maneira especial e inovadora, com um potencial de alcançar 200 mil passageiros por dia.

Uma viagem afetiva pela capital gaúcha

O vídeo que reúne obras de arte e textos, com legendas explicativas e trilha sonora, possibilitará aos usuários do Trensurb, momentos agradáveis ao longo do caminho a percorrer entre uma estação a outra. Nas imagens, o centro histórico, o Caís do Porto, alguns prédios históricos, o Guaíba e outros ícones urbanos fazem parte desse roteiro criado com toda a afetividade que a artista, que nasceu em Serafina Corrêa e adotou Porto Alegre, dispensa ao seu lugar de vida.

Em sua trajetória mais de 50 anos de arte, Liana Timm fez de Porto Alegre e de seus ícones uma inspiração. Além da série “Cidade do Meu Olhar”, a artista participou do projeto Quintana dos 8 aos 80, em uma homenagem ao poeta, e coordenou a publicação e criou obras de arte para o livro “Crônicas de um Rio”, sobre o Guaíba. Além de levar a série “Cidade do Meu Olhar” para exposição individuais no Museu de Porto Alegre e no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, também produziu um painel de cem metros com obras sobre a cidade para o muro do Cais do Porto, durante uma edição da Casa Cor RS. Por essas e outras contribuições artísticas, Liana recebeu o título de Cidadã Honorária de Porto Alegre, da Câmara Municipal em 2008. Atualmente, a artista também prepara um livro, com outras autoras, sobre a capital gaúcha, que será publicado pela editora Território das Artes, no início de 2022.

VIDEOARTE da série “CIDADE DO MEU OLHAR: Porto Alegre” de Liana Timm
Mostra virtual será exposta nas TVs das estações e nos trens do TRENSURB
Período de veiculação do vídeo: 10 de julho a 31 de agosto

Divulgação: Circula Moda
Fotos: Divulgação