Transformando ambientes: quadros dão toque de ousadia na decoração

  • Cultura
  • 16/06/2021 - 13:59
  • 1009 Views

Livings, dormitórios e até banheiros recebem arte nos projetos.

Abstratas, coloridas, preto e branco, minimalistas. Muitas são as formas e estilos das obras de arte. Mas existe uma finalidade comum entre elas que é a de transformar os ambientes com apenas uma peça. Ou muitas delas. No momento em que as casas estão sendo muito mais habitadas, querer mudar a decoração é quase uma unanimidade, e a utilização de quadros pode auxiliar nessa mudança.

Com um acervo de mais de 170 mil obras de mais de 6 mil artistas – muitos deles gaúchos -, a Urban Arts é uma aliada dos escritórios de arquiteturas. Em sua segunda passagem pela cidade de Porto Alegre, com morada na esquina entre as ruas Coronel Bordini e Eudoro Berlink, a galeria de arte apresenta uma proposta mais ousada para a cidade, reafirmando a vontade da empresária Fernanda Zagury de democratizar a arte e valorizar os artistas locais. “Queremos fomentar ainda mais o ambiente de arte e cultura que já existe em Porto Alegre, buscando ampliar a arte para todos os públicos”, diz Fernanda.

Essa iniciativa caminha lado a lado com o que propõe o escritório Arquitetando Ideias: o uso da arte na decoração de interiores das casas. “Bem diferente do que muitos pensam, obra de arte não é complemento. É muito comum que os quadros sejam o ponto de ousadia dos projetos. A arte instiga, comunica, conversa... É especial!”, diz Luana Fernandes, sócia de Carla Tortelli no escritório de arquitetura.

Do hall de entrada aos dormitórios, passando pelas salas de estar e jantar, as arquitetas apostam nos quadros para vestirem as paredes de seus projetos. E elas vão além: para ambientes descontraídos e cheios de vida, criam composições ousadas e autênticas, com o uso de fotos, posters e impressões também nas cozinhas e banheiros de seus clientes.
“As obras de arte têm a mesma relevância que todas as demais partes nos nossos projetos. Essa importância é tamanha que há projetos que iniciam já com as obras idealizadas. O entorno completa o clima”, diz Luana, que acredita que as obras contam muito sobre quem habita a casa. “E o mais incrível é que nossos clientes carregam os mesmos valores. Por isso o resultado é sempre esse: projetos com arte presente”, finaliza.

Divulgação: Infinito Assessoria
Fotos: Marcelo Donadussi