Hipnose clínica auxilia no tratamento da ansiedade e da agorafobia, síndrome que aumentou com a pandemia

  • Saúde
  • 20/05/2021 - 15:35
  • 1670 Views

Hipnoterapeuta Marcelo Behn aplica a técnica para combater sintomas como medo de sair de casa, estar em lugares públicos, frequentar lugares fechados e até ficar em filas.

A longa duração da pandemia, o isolamento social e a insegurança no futuro próximo aumentou um dos transtornos de ansiedade mais comuns: a agorafobia. Com a retomada gradativa das atividades econômicas, sociais e culturais, muita gente começa a enfrentar o medo de sair de casa e voltar a frequentar espaços fechados, esperar numa fila, estar no meio de outras pessoas, inclusive ao ar livre. Para o gaúcho Marcelo Behn, um dos grandes nomes da hipnoterapia no Brasil com formação Internacional em Hipnose Clínica pela The American Hypnosis Association e pela National Guild of Hypnotists, a hipnose clínica, hoje reconhecida pelos conselhos de Medicina, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, entre outros, é um auxílio rápido e eficaz no tratamento dos problemas de ansiedade.

“As imagens de aglomerações em ruas, comércio e praças vêm tirando a vontade de sair de casa de muita gente, mas há pessoas que, por outro lado, viram no isolamento social a desculpa para evitar o convívio social”, afirma Marcelo Behn. De acordo com ele, estar em contato com outras pessoas e perder o controle do que acontece ao seu redor é um fator de grande estresse para quem tem agorafobia, um dos traços do transtorno de ansiedade, que segundo dados Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge 9,3% dos brasileiros. “Existem pessoas que se sentem muito confortáveis na quarentena e podem se sentir muito incômodas quando ela terminar”, afirma.

A hipnoterapia tem se mostrado muito eficaz no auxílio de problemas vividos pelos pacientes, cuja raiz está no inconsciente, em um tempo menor se comparado às psicoterapias tradicionais. A hipnose clínica é, ainda, capaz de tratar os problemas mais comuns vindos com a ansiedade, como insônia, depressão e alimentação desregulada, por exemplo. “A hipnose faz o paciente encontrar em si mesmo a força a e confiança para enfrentar seus problemas e recuperar o equilíbrio e o bem-estar do seu corpo”, afirma.

Hipnose Não Verbal

Especialista em Hipnose Não Verbal, Marcelo, uma das maiores autoridades no Brasil na área, percebe que a pandemia trouxe uma dificuldade de entendimento do problema entre as pessoas. “A pandemia afetou tanto algumas pessoas que, em muitos casos, elas não conseguem nem entender o problema. Ou, então, o bloqueio é tão forte que ele não consegue falar sobre a dificuldade. A Hipnose Não Verbal, um braço da hipnose clínica, é a opção de tratamento ideal para estas pessoas”, defende.

Na hipnose clínica tradicional, o indivíduo ouve o que o hipnoterapeuta diz, pensa e altera as ações. Enquanto na não verbal os sentidos são hiperestimulados, sendo uma boa ferramenta para se chegar ao emocional das pessoas, mesmo quando não conseguem externar o que sentem. “A hipnose está ligada ao uso correto de algumas palavras significativas. Agora, estudos demonstram que apenas uma pequena parte da comunicação, em torno de 7%, acontece dessa forma. É assim que a hipnose não verbal se sobressa, chegando ao emocional através da análise do comportamento, dos gestos e dos toques”, diz Behn.

De acordo com Marcelo, a hipnoterapia é a cura pelo estado de transe, ou um estado alterado de consciência, sendo um dos mais antigos fenômenos conhecidos pelo homem e presente em praticamente todas as culturas em todo o mundo. Outros problemas que podem ser tratados com hipnose terapêutica são fobias em geral, traumas, síndrome do pânico, TOC, tabagismo, medo de falar em público, timidez, insônia, vícios, estresse, transtornos alimentares, bruxismo (ranger dos dentes à noite), doenças psicossomáticas, enxaqueca, problemas de memória, além de vários tipos de dores e problemas sexuais como impotência, diminuição da libido e ejaculação precoce. Além disso, ajuda a superar traumas e até esquecer pessoas.

Em épocas de distanciamento social, as sessões podem ocorrer de forma online e com os mesmos resultados de uma sessão presencial.

Marcelo Behn - hipnoterapeuta Marcelo Behn atende pacientes há mais de 10 anos e ministra cursos, online e presencial. Possui formação de Master Practitioner em PNL, pela The Society of NLP (USA), de Practitioner em PNL, pela The Society of NLP (USA), e formação Internacional em Hipnose clínica pela The American Hypnosis Association, e pela National Guild of Hypnotists. Além disso, tem Certificação em Hipnose não verbal, pelo Instituto Rogério Castilho, Certificação Internacional em mesmerismo e Fascinação Hipnótica.

Onde encontrar o Marcelo Behn
Instagram: @marcelohipnose

Divulgação: Adriano Cescani
Fotos: Cambito Conteudo e divulgação