PRAÇA SANTOS DUMONT em Florianópolis ganha revitalização

Projeto é totalmente acessível e valoriza conjunto arquitetônico formado pela Igrejinha da UFSC e paróquia local. Parte do conjunto histórico composto pela Igrejinha da UFSC e a Igreja Matriz da Paróquia Santíssima Trindade, a Praça Santos Dumont, também conhecida como Praça da Trindade, será totalmente revitalizada e entregue à comunidade em novembro. A praça foi adotada pela Dimas Construções, parceira do programa Praça Viva da Prefeitura de Florianópolis.

O projeto da nova praça tem assinatura da Desterro Arquitetos e valoriza a integração com o bairro da Trindade, que tem na universidade um dos seus principais eixos. O projeto foi baseado no levantamento feito pelo IPUF junto à própria comunidade. “O espaço, apesar da sua importância para o bairro, estava muito degradado e a revitalização era uma antiga reivindicação da comunidade. Estudamos o local durante cinco meses, entendemos as necessidades e criamos um projeto que pensa na praça como um espaço coletivo, com áreas de descanso, sombra, um largo central conectado à paróquia para eventos culturais e festivos”, disse Arthur Lins, arquiteto responsável pelo projeto.

O paisagismo também foi revisitado. A vegetação, um respiro em meio à urbanização do bairro, foi mantida em sua grande parte, à exceção de árvores senis ou com perigo de queda, que foram removidas e outras realocadas. A acessibilidade foi um dos principais requisitos do projeto. O interior da praça se abre para a rua através de acessos recuados e caminhos acessíveis. Os fluxos e caminhos foram organizados e sinalizados, com espaços de espera, permanência e contemplação.

A academia foi reaproveitada, porém deslocada para um espaço mais adequado, já que estava no eixo histórico da Igrejinha. Foram criados espaços para receber pequenos quiosques, assim como foi ampliada a iluminação da praça, com luminárias mais contemporâneas que se somaram às luminárias originais. “Criamos um espaço para atrair públicos diferentes, como estudantes, trabalhadores, moradores do bairro. Iluminar adequadamente, oferecer aconchego e tranquilidade em meio à correria do dia a dia, espaços para descanso, sombra e interação, são aspectos importantes para a segurança da praça. Espaços seguros são espaços com pessoas”, destaca o arquiteto.

O empresário Daniel Dimas, Diretor da Dimas Construções, diz que a revitalização de espaços públicos é uma prática da empresa em todos os empreendimentos que são lançados no mercado. “Entendemos que qualquer construção deve estar conectada ao seu entorno e contribuir para o bem estar dos moradores e visitantes do bairro no qual está inserida. Este projeto teve um ingrediente ainda mais especial, pois reconecta a vizinhança a um equipamento que faz parte da história do bairro”, disse.

Texto: Yasmine Holanda Fiorini
Fotos: Render