ARQ DESIGN, Curso online e gratuito a arquitetos e designers

Temas como o paisagismo, sustentabilidade, a fotografia e imagem aliada à arquitetura, mercado de luxo e a própria gestão profissional de escritório estão na ordem do dia de arquitetos e designers de interiores. E são essas áreas que exatamente ganham destaque no curso online oferecido em parceria entre o Shopping Casa & Design e Univali (Universidade do Vale do Itajaí)
Arq Design é uma proposta de formação continuada, divididas em 4 semanas, que além de ter o diferencial do respaldo acadêmico da universidade e o olhar de mercado trazido pelo complexo de decoração, reúne palestrantes com expertises reconhecidas. O curso gratuito começa em 26 de maio e as inscrições estão abertas para arquitetos, designers e profissionais interessados pelos temas.
“Em 2020 entramos na onda das lives e produzimos uma série de bate-papos entre profissionais. Para 2021 pensamos em algo maior, para gerar conteúdo relevante e ser utilizado na prática, e que além disso, sirva como uma formação continuada para os profissionais atuantes”, explica Celso Furtado de Mendonça, diretor do Shopping Casa & Design. Por isso, foi o empreendimento de Florianópolis que lançou a ideia à Univali, já com uma proposição inicial de temas.
A Univali desenvolveu um programa curto, condensando essas demandas e convidando uma seleção apurada de professores. Todos mestres e doutores, essa reunião inclui os nomes de Marina Otte (Arquitetura e Design de Interiores para o Mercado de Luxo), Timóteo Schroeder (Noções básicas de paisagismo e jardinagem), Guilherme Guimarães Llantada (O seu projeto por meio da lente do Smartphone) e Ricardo Meira (Otimize a gestão do seu escritório).
“A universidade, como o nome já diz, é um universo de conhecimentos, então buscamos para este evento os melhores de cada área. Por meio de suas expertises e dentro de suas temáticas, cada palestrante contribui com mais conteúdos, imagens e assuntos atuais que são pertinentes às suas áreas. Esta parceria entre mercado e universidade é fundamental na formação profissional da nossa área”, pontua o professor Carlos Alberto Barbosa de Souza, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Dos palestrantes selecionados, três professores são ligados à Univali e um é convidado de Brasília.
“Quem participar das quatro palestras receberá um certificado de atualização da universidade, que poderá então incorporar ao seu currículo. Os temas que estão sendo debatidos nessa primeira formação são muito atuais, reflexões que serão importantes e que, ao final da formação, trarão outras perspectivas aos profissionais”, completa Souza.

Confira a abordagem dos cursos, currículo e as datas das palestras:

O tema “Arquitetura e Design de Interiores para o Mercado de Luxo” abre, no dia 26/05, a formação continuada com Marina Otte, mestre especializada em Sustentabilidade, Biofilia e aspectos da Neurociência (membro da ANFA), com currículo internacional. Marina também é coordenadora de pós-graduação e professora, além de palestrante e mentora.
Em 09/06, o programa segue com a temática “O paisagismo como meio de transformação da vida cotidiana”, com o doutorando Timóteo Schroeder, arquiteto e Urbanista formado pela Univali (2011) com parte da graduação na Universidade de Coimbra, em Portugal, além de professor em nível de graduação na Univali e coordenador do Laboratório de Paisagismo Aplicado da mesma universidade.
No dia 16/06, a abordagem da palestra "A fotografia de arquitetura e smartphones: desmistificando o olhar arquitetônico com aparelhos de bolso”, tem como condutor Guilherme Guimarães Llantada, arquiteto e urbanista, também fotógrafo. Professor na Univali, mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela UFSC, ainda é editor executivo da “Revista Arkhé”, publicação acadêmica do curso de arquitetura e urbanismo.
Por fim, o conteúdo no dia 23/06, fechando a formação continuada, é “Otimize a gestão do seu escritório”, com o professor Ricardo Meira, graduado, mestre e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UnB. É coordenador da pós EAD em Gestão de Escritórios de Arquitetura do IPOG, professor convidado da PUC-RS.
Destaques:
“O que é luxo para você? E para seu cliente? E você sabe realmente o que significa o mercado de luxo? Tenho certeza que muitos conceitos e até mesmo pré-conceitos já se formaram na cabeça de cada um ao ler esses questionamentos. O curso visa abordar e conceituar esses apontamentos.”
Marina Otte - Mestre especializada em Sustentabilidade, Biofilia e aspectos da Neurociência (membro da ANFA). Especialista em Design de Produto, graduada em Arquitetura, com cursos na Espanha e China. Baseia seus projetos e estudos com base no comportamento, Gestalt e Coolhunting. Coordenadora de Pós-Graduação e professora, além de palestrante e mentora. Em seu escritório, desenvolve projetos de arquitetura e design de produto e pesquisas de tendências especialmente para a indústria e autoral. Membro do time de designers da Butzke.
“O projeto de paisagismo na valorização de empreendimentos e na transformação da vida cotidiana em uma experiência aprazível.”
Timóteo Schroeder - Arquiteto e Urbanista formado pela Univali (2011) com parte da graduação na Universidade de Coimbra - Portugal. Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016-). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (2015). Professor em nível de graduação na Univali e coordenador do Laboratório de Paisagismo Aplicado - LaPa da Univali. Integrante dos Grupos de Pesquisa "Paisagem e Morfologia do Ambiente Urbano" junto a Univali e "Rios urbanos" junto a Universidade Federal do Piauí. Tem certificação em Cultura e Língua Inglesa pelo Kingfischer College - Inglaterra. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos de Paisagismo e Consultoria Ambiental no estado de Santa Catarina e no Brasil. Em 2020 recebeu menção honrosa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo pela orientação do Projeto Final de Graduação do acadêmico Juan Fabbrin Xavier entre os quatro melhores projetos no estado de Santa Catarina.
“Proponho uma reflexão sobre a representação do espaço construído através das ferramentas de bolso, os ‘smartphones’, desmistificando a fotografia da arquitetura como uma atividade que exija equipamentos sofisticados. A conversa abordará técnicas de controle de luz, planos de focagem, montagem de cena, controle de tons e principalmente, posturas autorais nessa leitura fotográfica.”
Guilherme Guimarães Llantada - Arquiteto. Urbanista. Fotógrafo. Professor. Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no programa de Pós-Graduação PGAU-CIDADE (2011). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2008). Professor universitário na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, desde 2012. Trabalha com fotografia de arquitetura a mais de 25 anos, tendo participado de diversas exposições e publicações, nacionais e estrangeiras sobre o assunto. Editor executivo da Revista Arkhé, publicação acadêmica do curso de arquitetura e urbanismo da UNIVALI. Sócio fundador da Diagram.archfilm, empresa especializada em desenvolvimento de leituras dinâmicas de arquitetura. Desenvolve projetos de arquitetura e urbanismo em escritório próprio e em parceria com outros escritórios.
“Para a carreira de um arquiteto, investir em gestão é tão importante quanto saber projetar. Bons projetos são feitos por bons profissionais, mas bons negócios são conduzidos por bons gestores.”
Ricardo Meira - Graduado, mestre e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UnB. Coordenador da pós EAD em Gestão de Escritórios de Arquitetura do IPOG, onde também é professor convidado; professor convidado da PUC-RS; possui escritório próprio há 20 anos. Percorre o país há 9 anos, com aulas de pós-graduação, cursos e palestras sobre gestão para profissionais de arquitetura, design e engenharia.
SERVIÇO:
Curso Arq Design – formação continuada
Formato: aulas virtuais com os professores da Univali
Duração: de 26/05 a 23/06 - durante um mês, uma aula por semana, de 1 hora e 30 minutos cada
Horário: Das 17 às 18:30
Link para as inscrições: https://cutt.ly/rb1QM7M
Valor: Gratuito
Público: arquitetos, designers e interessados pelos temas (máximo de 200 pessoas por aula)
Certificado: Ao término do curso será concedido pela Univali e Shopping Casa & Design um certificado de formação continuada.

Texto: Dariene Pasternak para Casa de la Gracia Comunica
Fotos: (divulgação)