Bruno Gularte Barreto prepara a exposição 5 CASAS no MARGS

  • Cultura
  • 07/05/2021 - 10:39
  • 1191 Views

5 CASAS é um convite a uma imersão no universo de imagens do artista e marca a reabertura do Museu ao público.

A Estranho Produções está junto à Primeira Fila Produções na realização da exposição 5 CASAS. A mostra vai ocorrer no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e a inauguração acontece no dia 11 de maio, terça-feira, mediante agendamento prévio, na ocasião de sua reabertura ao público.

Com financiamento da Lei Aldir Blanc, o projeto 5 CASAS retrata a busca pelas memórias de infância do artista sobre a pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul onde nasceu, suas complexidades e contradições. O público será conduzido conhecer uma velha professora de francês tocando um piano desafinado acompanhada de seus 36 gatos, um homem que vive há mais de 40 anos sozinho em uma fazenda mal assombrada, um grupo de freiras que conduzem uma escola de ensino fundamental, um jovem gay sofrendo bullying e agressões e um menino cujos pais morreram 20 anos atrás.

O trabalho retrata as imagens de memória do artista e de pessoas que foram importantes na sua formação, propondo uma arqueografia pessoal ao mesmo tempo melancólica e crítica da pequena cidade onde vivem. Ao retornar em busca de suas lembranças ele se depara com a realidade dos lugares e pessoas que ficaram e, através delas, vai redescobrir a sua própria história.

A mostra faz parte do Projeto 5 CASAS, que teve origem no programa de mestrado em poéticas visuais no PPGAV/UFRGS. Desde então, o projeto contou com a realização de uma exposição a convite do Centro de Fotografía de Montevideo e de um longa-metragem documental 5 CASAS / 5 HOUSES. O filme participou de grandes eventos internacionais e, em novembro de 2020, teve sua première internacional como único longa-metragem brasileiro na competitiva oficial do maior festival de arte documental do mundo, o IDFA, em Amsterdam. Em março de 2021, estreou na França, no Festival de Toulouse.

A exposição 5 CASAS, formada por uma série de fotografias, foto-instalações, objetos e vídeos, exibirá peças que lidam com os conceitos de memória, autobiografia e autoficção e está prevista para acontecer em 2021, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

O projeto também conta com um livro/arte homônimo que está sendo concebido por Bruno Gularte Barreto e conta com texto de apresentação de Alexandre Santos e com colaboração de Amanda Teixeira (Azulejo Arte Impressa) e Daniel Eizirik (Riacho), e terá lançamento com larga distribuição para instituições de arte e educação do interior e da capital. Em breve estará disponível para venda na Livraria Baleia.


Mais informações em www.facebook.com/estranhoprod

No MARGS, “5 CASAS, por Bruno Gularte Barreto” integra o programa expositivo “Poéticas do agora”, dedicado a artistas atuais cuja produção recente tem se mostrado promissora e relevante no campo artístico contemporâneo.

Seguindo as novas orientações do Governo do Estado do RS em relação à pandemia da Covid-19, o MARGS adotou uma série de medidas sanitárias e de regras de acesso e visitação necessárias para garantir uma visita segura e que oferec?a uma experie?ncia que possa ser aproveitada da melhor maneira: máximo de 15 visitantes simultâneos (sendo grupos até 6 pessoas), controle de fluxo de entrada, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e respeito à distância de 2m.

Em acordo com a legislação vigente, neste primeiro momento o MARGS reabre para visitação mediante agendamento prévio nas modalidades “Visita presencial sem mediação” e “Visita presencial com mediação”, que deve ser feito pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br/produtor/museumargs).

O período segue de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), sempre com entrada gratuita. No caso da “Visita presencial com mediação”, serão 2 faixas de horários, para grupos de até 6 pessoas: 11h às 12h e 14h às 15h, de terça-feira a sábado.

Serviço
O quê: Lançamento da Exposição 5 CASAS, de Bruno Gularte Barreto
Quando: Dia 11 de maio de 2021, terça-feira - mediante agendamento prévio
Onde: Galerias Iberê Camargo e Oscar Boeira, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS)
Visitação: De terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso às 18h), sempre com entrada gratuita
Agendamento prévio para visitação: www.sympla.com.br/produtor/museumargs

Divulgação: Rayuela Produções Culturais
Fotos: Divulgação