Elogiada pela secretária da Cultura, mostra de obras em preto e branco é aberta ao público

  • Cultura
  • 03/05/2021 - 10:50
  • 1294 Views

Montada nos primeiros dias de abril mas impedida de receber visita presencial do público por causa da pandemia, a exposição Fora da Cor – Exercício 4 poderá ser vista a partir desta terça-feira (4/5), sob agendamento, na Galeria Augusto Meyer e no Espaço Maurício Rosenblatt, na Casa de Cultura Mario Quintana, graças às mudanças nos critérios sanitários pelo governo do estado. A mostra integra as comemorações dos 30 anos do IEAVi (Instituto Estadual de Artes Visuais) – com o apoio do MACRS.

Na verdade, a exposição foi distinguida por uma única visita – ilustre - na última quinta-feira. A secretária da Cultura do Estado, Beatriz Araujo, que cumpriu agenda no prédio da CCMQ, acompanhada do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Airton Ortiz, foi convidada a apreciar as obras pelo diretor do MAC, André Venzon. Ela foi, viu e gostou, diz a curadora da mostra, Ana Zavadil, que estava no local e ficou feliz com os elogios da secretária a muitas das obras e ao projeto, lançado em 2018 e que envolveu três exposições (ou exercícios) anteriores. Os visitantes receberam o catálogo da Fora da Cor, que fica em exibição até 4 de julho.

As obras, de 56 artistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, são em preto e branco e nos tons de cinzas possíveis entre uma cor e outra. Os trabalhos, em diferentes linguagens e suportes, revelam a poética de cada artista, enriquecendo a investigação no campo do conhecimento e da experimentação. “O que dá unidade à exposição é justamente a pouca cor e o diálogo entre as obras, esse é forte e chama a atenção para nichos dentro do espaço expositivo” explica a curadora, que também é professora e mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Os artistas da mostra:

Alexandra Eckert, Andréa Bracher, Angela Plass, Beatriz Dagnese, Carmela Slavutzky, Clara Koppe, Cristie Boff, Cristina Luviza Battiston, Dani Remião, Dartanhan Baldez Figueiredo, Denise Giacomoni, Denise Wichmann, Edson Possamai, Esther Bianco, Felipe Ferla da Costa, Gelson Soares, Graça Craidy, Helena D’Avila, Heloísa Biasuz, Juliana Feyh, Kika Costa, Leonardo Loureiro, Leonice Araldi, Lisi Wendel, Lorena Steiner, Lucy Copstein, Mara Galvani, Maria Cristina, Maria Paula Giocomini, Maril Rodrigues, Marina Ramos, Maristel Nascimento, Marlon Viana, Mery Bavia, Milene Gensas, Mônica Furtado, Myra Gonçalves, Nadiamara Paim, Natalia Bianchi, Neca Sparta, Odilza Michelon, Priscila Sabka Thomassen, Rachel Fontoura, Ricardo Aguiar, Rosirene Mayer, Sandra Gonçalves, Sandra Kravetz, Sandra Lages, Selir Staliotto, Silvia Rodrigues, Sonia Loren, Sonia Rombaldi, Susan Mendes, Susane Kochhann, Vera Reichert e Wischral.

Agendamento de visita pelo email:

visitaccmq@gmail.com

Local: IEAVi/MACRS (Casa de Cultura Mario Quintana, Rua dos Andradas, 736, 3º andar). Na Galeria Augusto Meyer e no Espaço Maurício Rosenblatt.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Divulgação: Carlos Souza
Fotos: Divulgação