Parceiros Voluntários apresenta o curso “Educando para a Transparência” para Organizações Sociais de Porto Alegre

  • Cultura
  • 30/04/2021 - 12:12
  • 734 Views

Iniciativa realizada com a parceria da UFRGS e o apoio do Conselho Municipal do Idoso da capital gaúcha (COMUI) apresentará treinamento para a implementação dos princípios de prestação de contas e transparência e têm inscrições abertas até o dia 13 de maio (quinta-feira).

Para contribuir com a melhoria dos processos das Organizações da Sociedade Civil (OSC) que atendem idosos na capital gaúcha, a ONG Parceiros Voluntários se une ao Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre (COMUI) para apresentar o curso “Educando para a Transparência 2021”. A iniciativa é gratuita e contará com aulas virtuais e encontros de consultoria coletiva e individual para a implementação dos princípios de transparência e prestação de contas. As inscrições iniciaram no dia 22 de abril e seguem até o dia 13 de maio (quinta-feira).

Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da ONG Parceiros Voluntários, essa iniciativa colabora com o fortalecimento das OSC, que têm importante papel junto à sociedade brasileira, tanto no âmbito econômico quanto no social. "Por isso, é crucial que elas possam desenvolver melhorias no seu processo gerencial, com transparência e prestação de contas. Assim como a ampliação da eficiência, eficácia e efetividade no atendimento do seu propósito", explica.

Serão selecionadas 20 Organizações da Sociedade Civil sediadas em Porto Alegre, com foco prioritário na área de Atendimento ao Idoso. Cada OSC poderá indicar até dois representantes e eles terão 80h de aulas online, 64h de consultorias coletivas e 8h de consultoria individual. Além disso, poderão acontecer outras atividades extracurriculares, como palestras com especialistas sobre temáticas ligadas ao tema do projeto.

O curso ocorrerá entre os meses de junho a setembro de 2021, incluindo aula inaugural e as atividades, aulas e consultoria coletiva, ocorrerão às terças e quintas-feira, das 9h às 12h. Já os encontros de consultoria individual serão definidos com as OSCs selecionadas para a formação. O edital completo e a ficha de inscrições para o curso “Educando para a Transparência” podem ser acessados no https://www.parceirosvoluntarios.org.br/transparencia2021/. O projeto conta com apoio da Consigas, Sulgás, Gerdau, Banco Sistema e BTG Management.

Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão "viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas". A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.

Divulgação: AZ Press Brasil
Foto: Divulgação