LANÇAMENTOS MARCAM O RESULTADO DE INTENSA PESQUISA DA COMPANHIA KHAOS CÊNICA SOBRE CONTEMPORANEIDADE

  • Cultura
  • 23/04/2021 - 11:36
  • 303 Views

Série, audiocast, e-book e live serão apresentadas entre 26 e 30 de abril em plataformas digitais.

De 26 a 30 de abril a Companhia KHAOS Cênica apresenta um compilado de novidades a partir de pesquisa intensa sobre contemporaneidade. Em meios digitais, a equipe apresentará: série “Vapor Barato” composta por cinco vídeos curtos; Audiodrama “Sr. Clandestino Busca dos Domínios Tentaculares” audiocast, no estilo das antigas rádios novelas com cinco capítulos; lançamento do e-book “Diário de Bordo” breve relato das anotações e referências que levaram ao processo de composição do espetáculo; Live “Dimensão Clandestina” sobre os processos de construção das ações de Mundo Clandestino. Veja a programação completa e gratuita abaixo.

Mundo Clandestino é a expansão do universo criado no espetáculo teatral Sr. Clandestino. Em um enredo distópico, o espetáculo conta com final influenciado pela ação do público. Sr. Clandestino apresenta o personagem homônimo, um cientista brilhante e genioso que viaja entre as dimensões e, ao parar na nossa realidade, busca respostas. Misturando filosofia existencialista e teoria física, o personagem questiona sobre nós e nossa construção de realidade, expondo, por meio de uma fala divertidamente ácida e sem pudores, os erros, as desigualdades e os crimes sociais de nossa contemporaneidade.

O trabalho foi realizado a partir de uma intensa pesquisa da Companhia KHAOS Cênica, que cunhou seu discurso ponderando sobre as mais recentes convulsões sociais mediadas pela perspectiva dos cânones do existencialismo em suas diferentes correntes. Esta proposição visa criar um exercício cênico de empatia recíproca entre personagem e público, fator este determinante para o final do espetáculo, visto que as diferentes reações coletivas da plateia são observadas e definem o desfecho da peça.

Para traduzir esta cosmogonia em cena, a companhia adotou a estética steampunk, em que todos elementos se configuram a partir dessa plasticidade, inclusive o veículo de transporte interdimensional do cientista, um kart cross ou bug, reconstruído como cenografia que traz o personagem em cena e que ao mesmo tempo é a cenografia onde a cena opera.

Assim como a perspectiva do filósofo Jacques Rancière, o espetáculo Sr. Clandestino busca ser um guardião da arte como elemento da "partilha do sensível", pois é por meio do encontro discordante das idiossincrasias individuais que a formação da comunidade política se estabelece. Este espetáculo ousa ser este espaço de encontro e de partilha, em que a formação democrática ocorre, de forma estética, provocada pela cena.

Página do Espetáculo https://www.khaoscenica.com/sr-clandestino
Trailer do Espetáculo: https://youtu.be/i_NNiIw9FLc

Sobre a Companhia KHAOS Cênica
A Companhia KHAOS Cênica surgiu em 2010 a partir da perspectiva das artes cênicas como um sistema complexo e dinâmico no qual o resultado final pode sofrer influência da mais simples ação ou interação dos elementos que o constituem. É a teoria do caos resignificada no trabalho artístico. Partindo desses pressupostos teóricos, a Companhia focou o seu trabalho sobre as relações do homem com a sociedade, comprometendo o artista com sua construção ideológica ética e reflexiva. Tais questões levaram a pesquisa cênica por diferentes paradigmas. Neste âmbito foram levantadas questões mais profundas na atual conjuntura social, percebendo, por meio da recepção de seus espectadores, o impacto para suscitar debates sobre distintos aspectos das diversas problemáticas contemporâneas. O trabalho da Companhia, configurou sua poética de trabalho de forma transdisciplinar atuando no teatro, dança, circo, teatro de formas animadas, audiovisual e música. Agregando em suas as criações diferentes suportes artísticos, a companhia encontrou a cosmogonia de sua voz, caótica e pulsante. Ao longo dos anos foram realizadas sete montagens entre elas: teatro de bonecos, dança, circo, audiovisual, teatro infantil e adulto, tanto em palco quanto na rua, cujas quais contabilizou uma série de prêmios e desfrutou de celebração do público e da crítica.
Vídeo Institucional https://youtu.be/lf0WomQIyTk

FICHA TÉCNICA:
ELENCO
Denisson Beretta Gargione
Felipe Pirovano
Gabriel Gonçalves
Marcel Trindade
Marcos Cardoso
Rodrigo Ferreira

CENOGRAFIA
Denisson Beretta Gargione

APOIO CENOTÉCNICO
Lauren Hartz

APOIO ELETROTÉCNICO
Rodrigo Ferreira

FIGURINOS
Paola Zanette

FOTOGRAFIA
Lauren Hartz

Criação de Luz
Denisson Beretta Gargione

TRILHA SONORA
MÚSICA e EDIÇÃO DE ÁUDIO
Rodrigo Ferreira

TROMPETE
Gian Becker

VOZES
Lauren Hartz
Antônio Padeiro
Gabi Barthes

CÂMERA
Denisson Beretta Gargione
Lauren Hartz

EDIÇÃO E MONTAGEM DE VÍDEOS
Denisson Beretta Gargione
DIREÇÃO, CONCEPÇÃO & DRAMATURGIA
Denisson Beretta Gargione

PROGRAMAÇÃO:
Série Vapor Barato
No canal oficial no YouTube da Companhia KHAOS Cênica
De 26/04 a 30/04, sempre às 20h
A série composta por cinco vídeos curtos apresentam o noticiário da dimensão do Sr. Clandestino, o Planeta News, no melhor estilo de falso documentário (também conhecido como mockmentário). A trama trará diferentes diálogos sobre o papel da imprensa, do consumo desenfreado e do poder;
Dimensão Clandestina
No canal oficial no YouTube da Companhia KHAOS Cênica
Dia 30/04, às 21h
“Dimensão Clandestina” – a live do espetáculo terá a participação de todas as pessoas envolvidas e alguns convidados para falar sobre os processos de construção das ações de Mundo Clandestino.

Diário de Bordo
Lançamento dia 30/04, às 21h, durante live
Disponível na página oficial da KHAOS Cênica
https://www.khaoscenica.com/sr-clandestino
Lançamento do e-book “Diário de Bordo” – o livro é um breve relato das anotações e referências que levaram ao processo de composição do espetáculo. Ricamente ilustrado, o e-book é um deleite para compreender influências e processos.

Sr. Clandestino Busca dos Domínios Tentaculares
No spotify
De 26/04 a 30/04, sempre às 19h
Audiodrama “Sr. Clandestino Busca dos Domínios Tentaculares” – um audiocast, no estilo das antigas rádios novelas. Narrado em primeira pessoa, inspirado nas antigas radionovelas, contado a história da aventura do personagem homônimo em busca de resolver um caso de anomalia científica que vem provocando a ruptura do tecido do espaço-tempo. Livremente inspirando nas histórias pulps e nos contos do escritor H.P. Lovecraft, o audiodrama terá cinco capítulos.

Divulgação: Agência Cigana
Crédito: Lauren Hartz