Mitos e fatos da lenda da Maria Degolada serão abordados em live do CHC Santa Casa

  • Cultura
  • 05/04/2021 - 09:43
  • 1333 Views

Inspirada em um crime que ocorreu em fins do século XIX, muitas versões sobre a lenda da Maria Degolada circulam por Porto Alegre. Essa história ganhou novos contornos e narrativas ao longo dos anos e será o tema de live promovida pelo CHC Santa Casa, dia 06/04, às 19h, quando serão abordados os fatos históricos do trágico dia 12 de novembro de 1899 e percursos dos envolvidos, além de obras literárias que deram origem as mais variadas versões do fato. Participam do bate-papo as historiadoras Carine Trindade e Débora Salvi.

Serviço:

Mitos e fatos: lenda da Maria Degolada

Dia 06 de abril de 2021, às 19h

Gratuito

Transmissão ao vivo no canal do YouTube do CHC Santa Casa

Convidadas:

Carine Trindade: formada em História pela UFRGS, é assistente técnica no Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul desde 2009. Desenvolve pesquisas, principalmente, nas linhas Judiciário e Relações de Poder e Judiciário e Sociedade, com foco em processos judiciais de repercussão.

Débora Salvi: mestre e licenciada em História pela UFRGS e, atualmente, é bacharelanda no mesmo campo e instituição.Para além da vida acadêmica, realiza trabalhos de influência digital e é criadora de conteúdo e apresentadora do podcast A Trivialista.

Sobre o CHC Santa Casa

O CHC Santa Casa surgiu em 2014 com uma missão nobre, desafiadora e fundamental: levar cultura, educação e história à toda comunidade, preservando e valorizando o patrimônio cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O Centro Cultural oferece uma programação com infinitas narrativas e conta com museu, teatro, arquivo histórico, biblioteca, sala de aula, salas de múltiplos usos, loja e bistrô. O CHC Santa Casa tem o patrocínio?de Dorf Ketal, Facta Financeira SA e Florense, apoio de Bodipasa, Doctor Clin, Hercosul Alimentos e Mirador Spare Parts, e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Mais informações em: www.chcsantacasa.org.br.

Divulgação: Adriana Contieri Abad
Foto: Divulgação