O consumo da cultura em tempos de transformação digital é tema de curso gratuito do Instituto Ling

  • Cultura
  • 05/04/2021 - 09:36
  • 306 Views

O tema será explorado no módulo de abertura da Formação em Arte + Tecnologia, realizada em parceria com o Tecnopuc CriaLab. As aulas virtuais iniciam na próxima segunda-feira, dia 5 de abril, às 19h

Iniciam na próxima segunda-feira, dia 5 de abril, as aulas do programa de Formação em Arte + Tecnologia, realizado pelo Instituto Ling em parceria com o Tecnopuc CriaLab. Com a intenção de formar novos públicos e refletir sobre a potencialização da arte nos ambientes digitais, o projeto inédito será oferecido de forma gratuita.

O primeiro módulo do curso será composto por quatro aulas teóricas, expositivas e dialogadas que se estendem até o fim de abril para tratar sobre o consumo da cultura em tempos de transformação digital. A disciplina inicia com um encontro com o professor Dr. Bernardo Bueno falando sobre o papel dos equipamentos culturais na contemporaneidade e a experiência de novos produtos culturais, e depois segue no dia 12 com o professor Cristiano Baldi mostrando o entendimento do que é e como se consome uma experiência da economia criativa.

Haverá ainda aulas ministradas pelo professor Dr. Altair Martins, abordando as distinções entre os bens de consumo e os bens culturais, e com o professor Dr. João Guilherme Barone Reis e Silva propondo reflexões sobre as relações entre a expressão artística e a tecnologia. Os encontros serão transmitidos ao vivo e on-line sempre nas segundas-feiras, às 19h. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo em www.institutoling.org.br.

As demais aulas do curso abordarão temas como inteligência artificial, experiências imersivas, gamificação e realidade aumentada em outros três módulos, que acontecem de maio a julho, divididos entre os seguintes temas: negócios na economia criativa, novas experiências de consumo de cultura e novas tecnologias e as suas aplicações nas artes. O cadastro é gratuito e pode ser feito separadamente, para cada módulo desejado, ou em todos.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com apoio do Tecnopuc / PUCRS e patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.


SERVIÇO
Formação em Arte + Tecnologia
Eixo 1 – Arte e Tecnologia: Consumo da cultura em tempos de transformação digital
As inscrições são gratuitas e estão abertas no site www.institutoling.org.br

Aula 1 – Dia 5 de abril, às 19h – O papel dos equipamentos culturais na contemporaneidade e a experiência de novos produtos culturais, com professor Dr. Bernardo Bueno
Aula 2 – Dia 12 de abril, às 19h – Entendimento do que é e como se consome uma experiência da economia criativa, com professor Dr. Cristiano Baldi
Aula 3 – Dia 19 de abril, às 19h – O beneficiário dos bens de consumo x dos bens culturais, com professor Dr. Altair Martins
Aula 4 – Dia 26 de abril, às 19h – Interações Tecnológicas x Suportes Clássicos, com professor Dr. João Guilherme Barone Reis e Silva

Sobre o Instituto Ling
Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Sobre o Tecnopuc Crialab
O Tecnopuc Crialab é um espaço de experiências em processo criativo em permanente transformação, dedicado a interações construtivas. Conta com estrutura propensa para a realização de pesquisa, desenho de produtos, prototipações rápidas, testes e simulações.

Divulgação: Jéssica Barcellos
Foto ilustrativa. Crédito: Hammer Tusk/ Unsplash