Experiência digital que promove a transformação social para alunos de escolas públicas chega a Campo Bom (RS)

  • Cultura
  • 29/03/2021 - 15:50
  • 359 Views

Projeto Tribos nas Trilha da Cidadania, desenvolvido há 18 anos pela ONG Parceiros Voluntários e certificado pela UNESCO, está com inscrições abertas até o dia 31, inicia no dia 06 de abril e segue até o dia 11 de maio.

Esperança é o termo que resume o ano de 2021. E é impossível falar de esperança sem pensar na juventude. Por isso, a ONG Parceiros Voluntários traz a Campo Bom o projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, que há 18 anos oferece formação para educadores e estudantes a fim de desafiá-los a identificar em suas comunidades questões sociais que precisam de resoluções práticas. Com inscrições abertas até o dia 31 de março, a iniciativa promoverá a capacitação de educadores e alunos da rede pública a partir do 7º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio em questões de liderança cidadã e de fotografia.

Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, o projeto Tribos acredita na potência da produção sociocultural para a construção da cidadania e por isso engloba aulas de fotografia e seus fundamentos para desenvolver reflexões sobre a realidade dos alunos. “Os participantes serão provocados para refletir sobre o cotidiano e o contexto sociocultural, assim como serão instigados a solucionarem questões, por meio de ações positivas que serão registradas em fotografias. Ao final será realizada uma exposição itinerante nas escolas participantes do projeto, na qual teremos a publicização das fotos que registraram as ações.”, avalia Nahas.

A exemplo do que foi desenvolvido em 2020 devido ao contexto de distanciamento social, toda a metodologia será aplicada de forma online. Todos os encontros serão realizados através da plataforma Google Meet. "Estamos vivendo um contexto conturbado e todo mundo está cheio de tarefas para fazer. Por isso, essa capacitação foi desenhada para ser um momento muito enriquecedor, leve e descontraído na sua rotina", explica Márcia Anselmo, gerente do projeto.

A capacitação dos educadores acontecerá entre os dias 06 e 08 de abril, enquanto a dos alunos acontecerá do dia 20 de abril a 11 de maio. Já a exposição com o resultado do projeto acontecerá até o final de junho. O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania oferece a todos os participantes um certificado reconhecido pela UNESCO. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: www.tribos.org.br

O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania é assinado pela Parceiros Voluntários, tem apoio da Ticket Log, DLL e Brinks e é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão "viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas". A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.

Divulgação: AZ Press Brasil
Imagem: Divulgação