Farol Santander lança exposição online Naturezas Imersivas, uma reflexão sobre a importância do meio ambiente

  • Cultura
  • 11/03/2021 - 14:48
  • 2644 Views

Mostra reúne obras temáticas dos artistas brasileiros Katia Maciel, Raquel Kogan, Rejane Cantoni e Ricardo Siri;
Fotografias, vídeos, instalações e poesias que conectam a relação entre natureza e arte compõe a exposição inédita;

O Farol Santander, centro de cultura, empreendedorismo e lazer de Porto Alegre, disponibilizará gratuitamente a partir desta quinta-feira (11), a versão online de sua segunda exposição em 2021. A mostra inédita Naturezas Imersivas, com curadoria de Daniela Bousso e direção geral de Luciana Farias, ocupa a galeria do 2º piso do histórico edifício e reúne diferentes linguagens artísticas, que se expressam para despertar nossa sensibilidade ao redor das questões ambientais. Enquanto o edifício no Centro da capital gaúcha se mantiver fechado, de acordo com as recomendações das autoridades, a mostra permanecerá disponível exclusivamente para a visita virtual no site do Farol Santander Porto Alegre.

Na opção online, o público poderá percorrer os corredores e apreciar sem sair de casa 13 obras de arte, entre fotografias, esculturas, instalações imersivas, áudio-poemas e videoinstalações, desenvolvidas pelos artistas Katia Maciel, Ricardo Siri, Raquel Kogan e Rejane Cantoni.

O conceito que permeia a mostra visa realçar a relação entre arte e natureza como forma de despertar sensibilidades, criar consciência do presente e refletir o desejo de vislumbrarmos um futuro mais verde.

"Apostando na consciência crescente da necessidade de ampliarmos nossa percepção e nos tornarmos agentes da construção de um porvir mais sustentável, Naturezas Imersivas é também um convite à experimentação de novas formas de ver, sentir, pensar e perceber nossa relação com o mundo. Com projetos que aliam um grande impacto visual ao potencial reflexivo, o Farol Santander mantém sua missão de estimular a curiosidade e a criatividade em busca de experiências que estejam alinhadas com o presente e, ao mesmo tempo, com a filosofia do Santander pela construção sustentável do futuro"; afirma Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

A artista, poeta e professora carioca Katia Maciel, com varias exposições realizadas no Brasil e exterior, participa de Naturezas Imersivas com duas videoinstalações, duas fotografias e quatro áudio-poemas que interligam a mostra. Com destaque para a obra Uma Árvore (2009), onde o foco da câmera incide sobre a copa, que desenvolve movimentos de inspiração e expiração, como um pulmão em contrações que abrem e fecham.

"se falo sempre da água
é porque ela não para
de voltar
bate na porta
e continua
avesso oceano
é todo e parte"
(áudio poema 4 – série Plantio, 2019 – Kátia Maciel).

Também natural do Rio de Janeiro, o artista visual, sonoro e músico Ricardo Siri tem quatro trabalhos expostos em Naturezas Imersivas. Com curadorias e obras realizadas em galerias e bienais nacionais e internacionais, Siri destaca nesta mostra a instalação Ninho (2018), que oferece elementos da floresta e pode ser vista pelo público online em diversos ângulos, inclusive como se estivesse dentro da obra. O artista constrói ninhos artesanalmente, e também esculturas com galhos, cipós, cera de abelha, barro e outros materiais, introduzindo ainda instrumentos musicais. Os trabalhos compõem a poética do universo primitivo e a combinação com o mundo tecnológico atual.

De São Paulo, a dupla Raquel Kogan e Rejane Cantoni desenvolveu a instalação imersiva Água 2021. As artistas especializadas em trabalhos que utilizam tecnologia de ponta e resultam em obras imersivas, apresentam um site specific, ou seja, uma obra concebida especialmente para o edifício do Farol Santander. Montada com espelhos de observação flexível, a luz é o elemento central desta instalação que simula reflexos de água a partir do percurso do público.

Naturezas Imersivas é apresentada pelo Ministério do Turismo e Santander, com patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Farol Santander Porto Alegre.

Ação Educativa Naturezas Imersivas:

Com o objetivo de ampliar as reflexões críticas estimuladas pelo contato com os trabalhos artísticos da exposição Naturezas Imersivas, a curadoria preparou iniciativas voltadas para professores, educadores e mediadores. Compreendendo que as obras possibilitam uma série de leituras, sobretudo quando colocadas em relação, a mostra oferecerá visitas guiadas online pelo tour virtual, com participação de artistas e curadoria.

As datas das atividades virtuais e o formulário de inscrição podem ser conferidos no site https://site.bileto.sympla.com.br/farolsantanderpoa/.

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

O Farol Santander Porto Alegre, centro de empreendedorismo, cultura e lazer completará dois anos em março de 2021. Neste período, recebeu seis exposições de artes visuais com artistas nacionais e internacionais e exibiu 15 programas especiais no Cine Farol Santander.

O histórico edifício no Centro da capital gaúcha, também possui o Espaço Memória, que traz a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira, além do Restaurante Moeda; todos concentrados no subsolo da instituição.

Vale também destacar a versatilidade com a dinâmica de eventos, que disponibiliza todos os espaços do Farol Santander para locação.

Sobre Daniela Bousso

Daniela Bousso é curadora, crítica de artes visuais, dirigente cultural e docente. Escreve e organiza livros de arte. Colabora com a Revista Select e com o Canal Contemporâneo. É Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC. Dirigiu o Paço das Artes e o MIS – Museu da Imagem e do Som em simultaneidade, onde trabalhou na concepção e implantação do projeto de reposicionamento do MIS-SP.

Foi curadora das sete primeiras edições do Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia. Também coordenou a primeira edição do Projeto Rumos Visuais do Itaú Cultural, entre 1997 e 1998. Também foi curadora de mais de 70 exposições realizadas e recebeu diversos prêmios, como: APCA "Curadora Revelação" e "melhor programação do ano" (1992); APCA, Projeto Ocupação, 2004, Paço das Artes SP.

Serviço: Exposição online Naturezas Imersivas
Farol Santander Porto Alegre
Site: https://www.farolsantander.com.br/#/poa/agenda/exposicoes/exp_3
Classificação: Livre

Divulgação: Marra Comunicação
Fotos: Rejane Cantoni, Leandro Pimentel, Leopoldo Plentz e Paula Moura