Farmatec vê o seu papel além do negócio e inicia ação socioambiental junto a entidades de Porto Alegre

  • Saúde
  • 03/03/2021 - 11:37
  • 912 Views

Farmácia de manipulação firma parceria com cooperativa de reciclagem para dar um destino correto aos resíduos sólidos produzidos por ela e contribuir para maior conscientização sobre o tema; A cooperativa desenvolve importante papel social na região, principalmente junto a mães de família, cerca de 80% de sua mão de obra é formada por mulheres

Empresas que adotam políticas de respeito ao meio ambiente e à biodiversidade estão ganhando cada vez mais a simpatia dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela União para o BioComércio Ético (UEBT) mostrou que 89% da população considera importante consumir marcas que se preocupam em adotar boas práticas. Não apenas pensando neste consumidor, mas com o objetivo de fazer a sua parte para um planeta melhor, a Farmatec Farmácia de Manipulação firmou uma parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada (ASCAT). A iniciativa visa reciclar todos os resíduos sólidos produzidos pela empresa de Porto Alegre com 12 anos de atividades.

“Este ano, pensando nas embalagens, resolvemos realizar uma parceria com a ASCAT e AVESOL para dar o destino correto e sustentável do ponto de vista ambiental e social em nossa cidade”, afirma Christine Prato, proprietária da Farmatec ao lado de Kelen Cid, gerente que estará a frente do projeto. Para isso, a farmácia está realizando um trabalho de conscientização e engajamento entre os stakeholders (colaboradores, fornecedores, público-alvo e clientes). A ideia deste projeto é fazer com que as nossas embalagens usadas (plásticas e de vidro) sejam devolvidas à farmácia, que encaminhará o material para a cooperativa. Além disso, a farmácia de manipulação irá promover campanhas de conscientização sobre o tema.

Como agente vinculante das entidades, a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (AVESOL), através da articulação de seu colaborador Douglas Filgueiras, proporcionou a plataforma necessária para a realização das negociações entre a Farmatec e a ASCAT. A AVESOL é uma organização sem fins lucrativos que, tem como objetivo, fomentar ações que promovam as qualidades do ser humano através dos Direitos Humanos, do Voluntariado e da Economia Solidária. “Que soluções de problemas ecológicos podem carregar consigo soluções de problemas sociais”, garante Douglas.

De acordo com Luciano Menezes, da diretoria da ASCAT, iniciativas como esta são importantes não só pelo impacto ambiental e social gerado, mas também, pela conscientização sobre o ecossistema da reciclagem e tudo que a envolve, como geração de empregos e renda. “Hoje, 80% das pessoas que trabalham na cooperativa são mulheres, mães de família. A única renda delas vem da cooperativa”, afirma Luciano. “Sabemos que para vivermos em um mundo melhor precisamos de colaboração, união e atitude. Esse é o nosso primeiro passo em 2021 para ajudarmos na construção de um mundo melhor”, finaliza Christine.

FARMATEC

Fundada em abril de 2009, a Farmatec Farmácia de Manipulação é resultado de muita paixão pela ciência, experiência profissional, qualidade e tecnologia de ponta. Inovação é a palavra-chave da empresa, com foco na segurança e eficácia das fórmulas, investindo em matérias primas com procedência qualificada e embalagens de qualidade.



Fique por Dentro:

Matriz: Rua Coronel Vicente, 570

WhatsApp: (51) 99516.8240

Instagram: @farmatecrs

Site: www.farmatecrs.com.br

Divulgação: Adriano Cescani
Fotos: Divulgação