Atleta olímpico inaugura complexo turístico voltado para conservação e educação ambiental dedicado às aves de rapina (coruja, gavião e falcão) em São Francisco de Paula (RS)

Inserido em uma área com 47 hectares de mata nativa, o Vale dos Falcões, do biólogo e ex-atleta de tiro em arco, Gustavo Trainini, contará com restaurante temático, criadouro e centro de reabilitação de aves de rapina

Já tem data marcada para a inauguração do mais novo empreendimento dedicado à conservação e educação ambiental de aves da cidade de São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra gaúcha. Dia 13 de fevereiro, sábado de carnaval, o VALE DOS FALCÕES finalmente abre as suas portas se colocando como mais uma opção turística do Rio Grande do Sul.

O empreendedor à frente do negócio é o biólogo gaúcho Gustavo Trainini, que se tornou conhecido mundialmente como atleta de tiro em arco, modalidade esportiva que o levou às olimpíadas de Pequim, integrando a seleção brasileira. Paralelamente, Gustavo também trabalhou por anos no aeroporto Internacional Salgado Filho no controle de aves e agora está dedicado ao seu projeto no Vale dos Falcões, um empreendimento inovador no Brasil.

“Trata-se de uma iniciativa voltada ao público em geral interessado em conhecer e vivenciar a arte milenar da Falcoaria como instrumento pedagógico”, explica Trainini. Além de compartilhar com os turistas o entendimento sobre a importância da conservação dos recursos naturais na vida de nosso planeta, o local inserido em uma ampla área verde, totalizando 47 hectares de mata nativa, propõe unir conhecimento e entretenimento em momentos inesquecíveis junto à natureza, através das fascinantes demonstrações ao vivo de falcoaria, apresentadas por monitores capacitados, em ambientes adequados, junto a uma área agradável.

“Reunimos hoje cerca de 30 aves em processo de reabilitação, muitas delas enviadas a São Francisco de Paula pelo IBAMA. Nosso complexo também dispõe de outros 70 indivíduos alocados em criadouro comercial de aves de rapina”, informou o biólogo, que já selecionou os animais que serão demonstrados durante os dias de Carnaval.

Figuram nesta lista um exemplar da Coruja Orelhuda (foto em anexo), que chegou filhote em 2020 e teve que aprender a caçar; dois gaviões asa-de-telha que trabalham com Trainini no aeroporto Salgado Filho, e um falcão peregrino, considerado o animal mais rápido do mundo.

“Operamos como uma clínica de fisioterapia destes animais e estamos muito animados em poder compartilhar a história destas espécies através dos nossos três projetos de conservação: reabilitação e reintrodução de Harpias (Harpia harpyja); reprodução e introdução do Falcão-de-coleira (Falco femoralis) na campanha gaúcha e monitoramento de aves de rapina no RS”, explicou o biólogo.

O complexo abrirá ao público aos sábados, domingos e feriados. Durante a semana as atividades são realizadas apenas para excursões e/ou grupos com mais de 15 pessoas mediante reserva prévia. As visitas guiadas e as apresentações ocorrem sempre às 9:30h e às 14:30h com duração máxima de 2 horas. Investimento de R$ 50 por pessoa. Crianças de até seis anos são isentas. De sete a 10 pagam meia.

SERVIÇO

O que: Inauguração do Vale dos Falcões em São Francisco de Paula
Quando: dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro de 21
Horários: das 9h30min às 11h30min e das 14h30min às 16h30min
Investimento: R$ 50 por pessoa – crianças de até seis anos são isentas. De sete a dez pagam meia.
Local: Estrada da Carapina, 1001 - São Francisco de Paula, RS. (Seguindo p/Av. Getúlio Vargas, depois do Centro de Informações Turísticas, entrada da estrada a direita.)
ESTACIONAMENTO gratuito no LOCAL.
Apesar da atividade ser ao AR LIVRE, os protocolos de distanciamento e o uso de máscara será observado.
Não é permitida a entrada de PETS nas áreas do Vale.
Se estiver chovendo será suspensa a apresentação apenas do turno específico.
DÚVIDAS: Fone/whats: (51) 982850102
http://valedosfalcoes.com.br/

https://www.facebook.com/ValedosFalcoes/

Divulgação: Tati Feldens
Fotos: Divulgação