Aposte no vinho rosé

Dicas de 8 rótulos para degustar a toda hora.

Leves, frescos e elegantes, os vinhos rosés têm roubado a cena já há algum tempo. E, segundo pesquisas de tendência para o mercado em 2021, o estilo se manterá em ascensão, conquistando cada vez mais o público jovem, que está iniciando no consumo de vinhos. O aumento do interesse pela bebida no país em consequência da pandemia também contribuiu para que as pessoas experimentassem rótulos novos, como um rosé geladinho. Por sinal, os mais leves devem ser servidos entre 8 e 10 graus, em média, e os mais encorpados entre 10 e 12 graus.

Para você se deliciar no mundo dos rosés, selecionamos 8 rótulos que podem tornar seu dia ainda mais gostoso. Todos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Se for passar o dia na piscina, experimente a companhia do Pouca Roupa Rosé. Ele é excelente sozinho, para acompanhar aperitivos, com saladas mediterrâneas e pratos orientais. Possui boa estrutura, é equilibrado e saboroso.

Se você quer uma opção para uma reunião com poucos amigos, aposte em um frisante. O Pescador Rosé é um espanhol fresco e frutado. Atenção para o design incrível do rótulo, elaborado em colaboração com o Centro de Recuperação de Animais Marinhos.

O português Olaria Rosé é excelente para aquele dia preguiçoso em casa. Ele apresenta cor rosada, é fresco e levemente doce. Vinho curinga para degustar assistindo aquele filminho e relaxando no fim de semana.

O francês Le Rosé de Floridene é ideal para um jantar elegante e sofisticado. É um rótulo seco, saboroso e refrescante, que harmoniza com peixe, culinária asiática e peruana, por exemplo. Ele permanece entre 5 e 6 meses em contato com as borras antes do engarrafamento, o que contribui para seus complexos aromas de groselha, maracujá e morango, com notas minerais.

Procura um vinho orgânico? Experimente o espanhol 99 Rosas Garnacha Rosé, ideal para acompanhar massas e pratos à base de peixes. É seco, refrescante e com delicados aromas frutados.

Quer um vinho que impressione pelo sabor, mas também pela garrafa? A dica é o Nederburg Rosé. Sul-africano elaborado com a uva Pinotage, é levemente suave e apresenta aroma de frutas vermelhas como morango. Em boca é refrescante e de boa estrutura. Ideal para acompanhar salmão defumado, por exemplo.

O português Monsaraz Rosé DOC Alentejo é perfeito para qualquer ocasião. Ele harmoniza com saladas, mariscos, peixes e sushis. Fresco, elegante e equilibrado, apresenta aromas de cereja com notas florais, opção fácil de agradar os mais diversos paladares.

Para um happy hour em casa, sugerimos o Numbered Edition. Espanhol de edição limitada e numerada (cada rótulo é único), traz delicados aromas de frutas vermelhas. Ótimo para acompanhar uma tábua de queijos e embutidos, por exemplo.

Divulgação: LS8 Consultoria
Fotos: Divulgação