Após evento virtual, Noite dos Museus deixa intervenções artísticas espalhadas pela cidade

  • Cultura
  • 07/12/2020 - 15:00
  • 1063 Views

Depois do sucesso da transmissão ao vivo que reuniu 24 atrações e homenageou 16 espaços culturais de Porto Alegre no último sábado, o projeto instala molduras em espaços turísticos da capital.

Pela primeira vez em quatro anos, o Noite dos Museus foi realizado de forma virtual. O evento que costuma reunir multidões nas ruas e nos espaços culturais de Porto Alegre desta vez levou as apresentações artísticas e os museus para dentro das casas. Em oito horas de transmissão ao vivo no último sábado, dia 5 de dezembro, o público pode conferir 24 apresentações, entre pocket shows e performances de dança, assim como conteúdos originais sobre os 16 espaços culturais participantes desta edição que receberam a iluminação temática do evento, mesmo fechados para visitação.

Após o sucesso da edição virtual, o projeto segue movimentando a cidade com duas ações. A primeira delas é a instalação de dez molduras posicionadas em pontos turísticos da cidade. A intervenção quer provocar um novo olhar sobre os espaços públicos. “Buscamos novas perspectivas sobre a cidade e a maneira como nos relacionamos com ela. Ao olharmos pela moldura, os espaços ganham novas matizes e novas narrativas, podendo se transformar em uma obra de arte”, explica Rodrigo Nascimento, idealizador do evento.

A ação é uma parceria entre o evento e a Diretoria Geral de Turismo e Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Porto Alegre. As molduras ficarão posicionadas até o dia 3 de janeiro na Praça XV, no Parque Moinhos de Vento, no Parque Farroupilha, na Praça da Encol, na Praça da Alfândega, na Orla do Guaíba, na Orla de Ipanema, na Praça Montevidéu, no Parque Marinha do Brasil e na Praça dos Açorianos.

Além disso, até esta sexta-feira, dia 11 de dezembro, ao meio-dia, o público ainda pode participar da campanha Adote um Museu, adquirindo os kits da Coleção Noite dos Museus em Casa. São 15 opções de kits - cada um deles dedicado a um dos centros culturais participantes - que contm reproduções de obras do acervo desses espaços. As peças foram feitas em dois materiais: em papel couchê, para expor dentro de casa, e em papel manteiga, para ser fixada nas janelas. Os kits custam R$ 30 cada e podem ser adquiridos site www.noitedosmuseus.com.br/2020. Ao final da ação, o lucro das vendas será revertido em doações para os espaços culturais participantes investirem em suas reaberturas e em futuros projetos.

Como foi o evento

As apresentações foram transmitidas da área externa de quatro museus da capital gaúcha (a Pinacoteca Ruben Berta, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu Joaquim Felizardo e o Museu Júlio de Castilhos) e também de espaços surpresa, como a lateral do Theatro São Pedro, que recebeu uma performance do compositor e humorista Hique Gomez e o instrumentista Tales Melati; e o barco Cisne Branco, de onde a transmissão foi encerrada, com uma gravação inédita com o pianista João Maldonado. A exibição também foi feita diretamente da casa de alguns artistas, como o músico Humberto Gessinger, que tocou da sua casa em Porto Alegre; e a cantora, compositora e multi-instrumentista Fernanda Takai, que participou de Belo Horizonte.

“Realizar o Noite dos Museus neste ano foi um grande desafio. Tivemos que replanejar e aprender muito pra conseguir realizar o evento com segurança para a equipe e os artistas e também para que o público pudesse curtir tudo no conforto de casa. Estamos muito felizes com o resultado! Conseguimos atingir nosso objetivo, de mobilizar sem aglomerar, engajando as pessoas durante toda a transmissão, fazendo com que públicos de todos os cantos dos país conhecessem novos artistas e trazendo relevância para os museus da cidade que, apesar de estarem fechados, puderam ser visitados virtualmente com a nossa transmissão”, diz Nascimento.

O especial foi ancorado pelo jornalista e consultor artístico do projeto, Roger Lerina, que apresentou as atrações e interagiu com o público direto de um estúdio na Fábrica do Futuro. A organização deixou a gravação da quinta edição disponível no canal do YouTube do Noite dos Museus (https://www.youtube.com/watch?v=tPAfWOtOGtQ) para quem perdeu a transmissão ao vivo ou quer rever os melhores momentos.

Também participaram do evento as cantautoras Ariele, Gabriela Lery, Rita Zart e Pâmela Amaro, os músicos Luciano Leães, Solon Fishbone, Elias Barboza, Matheus Kleber, Ronaldo Pereira, Ras Vicente e Carlos Ferreira, os grupos 50 Tons de Pretas, Violas ao Sul, Alma Lusitana, Cartas na Rua, Grupo de Música e Dança Afro-Sul, Fantomaticos, Cristian Sperandir Trio, Muralha Trio, Reverba Trio e 8 Adelante, além da Orquestra de Câmara da Ulbra e do espetáculo cênico Carmen e Os Violões, com a camerata Violões de Porto e a bailarina Ana Medeiros.

Os centros culturais homenageados nesta edição foram a Casa de Cultura Mario Quintana, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Farol Santander, o Goethe-Institut, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu da Brigada Militar, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Júlio de Castilhos, o Planetário Professor José Baptista Pereira, a Pinacoteca Aldo Locatelli e a Pinacoteca Ruben Berta.

Casa de Cultura Mario Quintana - Cre?dito Felipe F
Espaços como a Casa de Cultura Mário Quintana permaneceram fechados, mas receberam a iluminação do evento
Crédito da foto: Felipe Fraga

A quinta edição do Noite dos Museus teve patrocínio de Sherwin-Williams e do Grupo Ultra, co-patrocínio da Sulgás, apoio do Farol Santander e da UCAN, realização do Instituto Noite dos Museus, Rompecabezas, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil. O evento é financiado via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.


SERVIÇO
Coleção Noite dos Museus em Casa
A coleção contém uma caixa temática do evento com uma reprodução tamanho A1 de uma obra em papel couchê, mais uma do acervo e da história de um dos espaços participantes, no mesmo tamanho, em papel manteiga, além de um cartão com informações sobre a obra e a revista com conteúdos exclusivos do Noite dos Museus 2020.
R$ 30,00
À venda até sexta-feira, dia 11 de dezembro, ao meio-dia, no site www.noitedosmuseus.com.br/2020
Os kits adquiridos estarão disponíveis para retirada somente no dia 11 de dezembro, das 8h30 às 17h, na Cinemateca Capitólio, localizada na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, no Centro Histórico de Porto Alegre

Divulgação: Jessica Barcellos
Fotos: Felipe Fraga e Cesar Lopes