Segue até o dia 12 de dezembro, na Gravura, a exposição “O sonho no espelho”, da artista Clara Pechansky

  • Cultura
  • 25/11/2020 - 17:46
  • 161 Views

Verdades, certezas, acasos e fantasia, num desfile de figuras reais e imaginárias, onde o sonho predomina, dão forma às 17 pinturas da exposição da artista Clara Pechansky, disponível para visitação até o dia 12 de dezembro, na Gravura Galeria de Arte.

“O sonho no espelho” é o nome da mostra híbrida, nos formatos presencial e on-line. As pinturas, em formatos médios, têm como ponto de partida três quadros da artista, expostos na Suíça em 2019. Os netos de Clara tiveram importante papel para as criações, já que posaram para as obras e falaram sobre seus “mundos ideais”.

O processo de criação da mostra poderá ser acompanhado através de um interessante Guia Ilustrado de Leitura, que estará à disposição na Gravura Galeria de Arte.

Além disso, mini vídeos produzidos por Liana Timm, estão sendo divulgados para o público, que poderá fazer uma imersão na obra de Clara, acompanhando o processo criativo da artista a partir do seu estúdio.

Sobre a artista:

Clara Pechansky encerra 2020 com um balanço positivo. O ano de muitas realizações começou em fevereiro com uma viagem ao México, convidada pela Universidade Autónoma de Sinaloa (UAS), onde realizou duas conferências, na cidade de Culiacán, e inaugurou a exposição “Clara Pechansky y sus 33 amigas”. A versão brasileira dessa mostra foi exposta na Gravura Galeria (junho) e no Centro Municipal de Cultura de Gramado (setembro a novembro).

Em março, seu Projeto Miniarte Internacional, transformado em virtual e gratuito, gerou a MINIARTE VERDADE, que reuniu cerca de 400 artistas num catálogo on-line com a assinatura de Liana Timm.

Com obras selecionadas para duas importantes Bienais, do Douro (Portugal) e de Biarco (Colômbia), recebeu ainda o convite do projeto Together we are One (ArtBoxTalent), para novamente expor na Estação Central de Zurich, Suiça. Além de inaugurar o Podcast de Linda de Sousa (Espanha), dos vídeos de Artistas Unidos por el Mundo (Argentina) e do Salón del Caribe (Cuba), de mostras em várias cidades da Colômbia e do México, Clara é convidada da Associação de Escultores e Pintores da Espanha (AEPE) para expor em Paletas del Pintor e no Salón de Dibujo, Grabado e Ilustración, em Madri.

Sempre representando o Brasil, estará participando do primeiro evento Phygital do ano, o Sofarte, em Colômbia, e suas obras inauguram dois novos museus: o Museo Ernesto Ríos na cidade do México e o Museo Jorge Torres em Bogotá.

O ano foi também produtivo em Porto Alegre, com doações de seu livro “O traço afetuoso” acompanhado de cestas básicas. Clara também enviou originais para o Projeto Kombina de Chris Dias, Arquitetos Voluntários e Confinart na Gravura Galeria.

SERVIÇO
Exposição “O sonho no espelho”, de Clara Pechansky
Visitação: Até 12 de dezembro de 2020
Local: Rua Coronel Corte Real, 647 - Petrópolis / Porto Alegre
Horários: de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30 e sábados das 9h30 às 13h30
Acompanhe também em: @gravuragaleria e http://www.gravuragaleria.com.br/.
Site da artista: https://www.pechansky.com.br/exposicoes.

Divulgação: LS8 Consultoria
Fotos: Arquivo pessoal