Artista gaúcho Fábio André Rheinheimer inaugura exposição individual em São Paulo

  • Cultura
  • 25/11/2020 - 16:42
  • 1741 Views

Artista comemora 33 anos de carreira com "A Tempestade" no prédio histórico do Centro Cultural Correios na capital paulista. Abertura será no dia 3 de dezembro.

O ano de 2020 está sendo marcado por estreias para o artista Fábio André Rheinheimer. Como curador, ele promoveu sua primeira exposição virtual e também desenvolveu sua primeira galeria virtual, utilizando seus conhecimentos como arquiteto. Mas é em dezembro que uma das principais conquistas de sua trajetória de 33 anos no mundo das artes será coroada, com a inauguração da exposição individual “A Tempestade”, no Centro Cultural Correios, em São Paulo. A mostra também marca a reabertura do espaço, que ficou fechado por oito meses, em função da pandemia. A exposição inaugura no dia 3 de dezembro e segue em cartaz até o dia 22 de janeiro de 2021 no prédio histórico do Centro Cultural Correios São Paulo, com acesso pela Praça Pedro Lessa, s/n, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. As visitações podem ser realizadas de segunda a sexta das 10h às 17h.

Ao longo dos 33 anos de atuação nas artes, Rheinheimer participou de diversas exposições coletivas, individuais e salões de arte, apresentando obras como artista e curador. A mostra do Centro Cultural Correios é sua primeira individual na capital paulista, onde já esteve representado em exposições coletivas. Esse projeto foi concebido sob referência histórica e conceitual do impressionismo e, pontualmente, “A Grande Onda de Kanagawa”, do mestre japonês do estilo ukiyo-e Katsushika Hokusai, sua expressão mais célebre.

A exposição é fruto de um projeto de pesquisa estabelecido a partir do exercício pictórico, em que o resultado são fotografias, registros desse processo. Durante a pesquisa, que levou às obras da exposição, Rheinheimer alterou as pinturas continuamente, sobrepondo umas às outras compondo, assim, novas imagens, que surgiam e se extinguiam sucessivamente, em um processo de constante transformação. O resultado são paisagens marítimas, sob efeito de intensa agitação atmosférica, em obras com densa carga dramática.

As imagens selecionadas para esta mostra são os registros dessa contínua investigação pictórica. “A Tempestade” é composta por 13 obras impressas em tecidos diversos com grandes dimensões. Entre esses materiais estão tecidos utilizados normalmente na decoração e na moda, como Linarte, Linho Madrid e neoprene. As fibras apresentadas em grandes dimensões, de 1,40 m por 2,30 m, dão novas cores e características às obras pela estrutura de seus fios, compondo quase que novas criações a partir das pinturas originais, em uma experiência artística completa que integra pintura, fotografia e materiais.



Serviço

Exposição “A Tempestade” de Fábio André Rheinheimer

Local: Centro Cultural Correios SP

Endereço: Praça Pedro Lessa, s/nº, Vale do Anhangabaú, Centro, São Paulo – SP

Horário: de segunda a sexta das 10h às 17h.

Abertura: 3 de dezembro de 2020

Visitação: 3 de dezembro de 2020 a 22 de janeiro de 2021

Entrada gratuita

Acesso para pessoas com deficiência

Classificação etária: livre

Informações: (11) 2102-3691

E-mail: centroculturalsp@correios.com.br

Site: www.correios.com.br/cultura

Divulgação: Circula Moda
Foto: Juliana Baratojo