Vineria 1976 recebe cursos para apreciadores iniciantes e avançados de vinhos

Parceria com Eno Cultura trará a Porto Alegre curso de qualificação e certificação internacional pela instituição inglesa WSET (Wine & Spirit Education Trust) nível 3 e 1 entre os dias 25 de novembro e 06 de dezembro.

O Vineria 1976 (Rua Dinarte Ribeiro, 214 - Moinhos de Vento) nasceu com o objetivo de democratizar o acesso ao vinho e sua cultura. E isso vai além de oferecer uma experiência de consumo. Passa também pela oportunidade de capacitar o consumidor. Por isso, a partir do dia 25 de novembro (quarta-feira) o Vineria 1976 recebe o curso WSET 3 e 1. Entre os dias 25 a 28 de novembro e 03 a 06 de dezembro, será realizado o WSET 3, destinado a quem procura aprofundar ainda mais os seus conhecimentos no mundo dos vinhos; e nos dias 1º e 02 de dezembro acontece o WSET 1, voltado a quem quer iniciar nesse universo. Mais informações e inscrições podem ser feitas no e-mail bebavinho@vineria976.com.br e pelo WhatsApp (51) 989-432-124.

Segundo René Moura, um dos nomes à frente do Vineria 1976, o WSET (Wine & Spirit Education Trust) é a principal organização internacional na área de educação em vinhos e destilados e hoje está presente em mais de 70 países. A curadoria é aplicada pela plataforma Eno Cultura, que está presente em todo o Brasil e alguns países da América Latina com cursos de qualificação e certificação internacional.

Entre os dias 25 a 28 de novembro e 03 a 06 de dezembro, o WSET 3 vai proporcionar uma compreensão detalhada dos fatores que afetam o estilo, a qualidade e o preço destas bebidas. O objetivo, ao término da qualificação, é que o aluno seja capaz de avaliar vinhos com precisão e de utilizar a sua compreensão para fazer recomendações fundamentadas.

“A certificação explora os fatores chave na produção de vinho — como localização, viticultura, vinificação, estágio e engarrafamento —, influências naturais e humanas, características dos principais estilos no mundo, e como avaliar a qualidade, a identidade e o preço utilizando a Técnica Sistemática de Prova de Vinho WSET Nível 3”, explica René, que já cursou na sede, em Londres.

O Sistema de Prova de Vinho da WSET, segundo René , permitirá a degustação de mais de 70 vinhos e ao final do curso são aplicados um exame prático com degustação de dois vinhos e um teórico com 50 questões de múltipla escolha e 4 questões dissertativas. “Após a aprovação, o aluno receberá o certificado, pin WSET Nível 3 em Vinhos e possuirá o direito de uso do logotipo WSET em sua comunicação pessoal, como cartão de visita, blog, entre outros”, conta.

Já nos dias 1º e 02 de dezembro acontece o WSET 1, um curso introdutório destinado a quem inicia a sua formação em vinhos e consumidores entusiastas. Os encontros vão explorar os principais estilos de vinhos através da visão, do olfato e do gosto, adquirindo também as competências básicas para descrever vinhos com precisão e harmonizá-los com comida.

Durante a experiência, serão degustados mais de 10 vinhos e ao final do curso é aplicado um exame que compreende 30 questões de múltipla escolha das quais o mínimo para aprovação é de 70% da prova (21 questões). Após a aprovação, o aluno receberá um certificado e o pin WSET Nível 1 em Vinhos.

Programação - Eno Cultura WSET 3
Aula 1: 25 de novembro - Quarta-feira;
Horário: das 18h às 20h;
Tema: Introdução ao curso e técnicas de degustação (possível extensão de horário);

Aula 2: 26 de novembro - Quinta-feira;
Horário: das 18h às 22h30;
Tema: Fatores naturais e influência humana no vinhedo e intervenção humana na vinificação e influência no estilo, preço e qualidade do vinho;

Aula 3: 27 de novembro - Sexta-feira;
Horário: das 18h às 22h30;
Tema: Bourdeaux e Sudoeste e Borgonha e Beaujolais;

Aula 4: 28 de novembro - Sábado;
Horário: das 09h às 18h;
Tema: Vale de Loire e Alsácia, Rhône e Sul da França, Alemanha, Áustria e Hungria, e simulado teórico e prático;

Aula 5: 03 de dezembro - Quinta-feira;
Horário: das 18h às 22h30;
Tema: Itália Norte e Centro; Itália Sul, Grécia e Portugal;

Aula 6: 04 de dezembro - Sexta-feira;
Horário: das 18h às 22h30h;
Tema: Espanha e América do Norte;

Aula 7: 05 de dezembro - Sábado;
Horário: das 10h às 18h;
Tema: América do Sul e África do Sul; Austrália e Nova Zelândia; e vinhos fortificados;

Aula 8: 06 de dezembro - Domingo;
Horário: das 10h às 16h30;
Tema: Espumantes e Exame Final.

Divulgação: AZ Press Brasil
Fotos: Claudio Martins Veríssimo