Evento final do Festival Arte Salva acontece neste sábado (14/11) e obras podem ser conferidas no Food Hall Dado Bier

  • Cultura
  • 12/11/2020 - 16:38
  • 365 Views

Evento acontece a partir das 20h, terá transmissão simultânea pelo Facebook, Instagram e YouTube e reunirá os três artistas finalistas: Tiago Berao, Ane Schütz e Bruna Rison.

Porto Alegre/RS: No próximo sábado (14/11), a partir das 20h, será conhecido o grande vencedor da edição 2020 do Festival Arte Salva. Desde o dia 17 de outubro, 12 artistas plásticos se reuniram para criar ao vivo em transmissões simultâneas pelo YouTube, Instagram e Facebook. Os três finalistas são Tiago Berao, Ane Schütz e Bruna Rison. O grande vencedor receberá uma premiação no valor de R$ 5 mil terá a oportunidade de espalhar sua arte num mural na cidade de Porto Alegre. Ele terá até o dia 15 de dezembro para pintar e entregar o mural-fachada da Escola localizada na região do 4º Distrito da cidade.

As 15 telas que foram pintadas ao longo das transmissões já estão à venda e 100% dos valores das obras serão revertidos a instituições indicadas pelos artistas. Do dia 13 de novembro até o dia 10 de dezembro, o público poderá ver de perto as telas, já que todas estarão expostas no Food Hall Dado Bier, no Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 100 - Passo d'Areia). Segundo Michele Choaire, Gerente de Marketing da Cervejaria Dado Bier, patrocinadora do evento com financiamento do Pró-cultura RS da Secretaria da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a iniciativa em apoiar o evento e receber as obras no espaço do novo Food Hall passa pelo engajamento que a marca busca produzir no cenário cultural gaúcho.

“Acreditamos muito no potencial da arte como marcador social e cultural no tempo que vivemos. Ela é poderosa para gerar reflexão e transformação. Quer seja através da experiência subjetiva da relação com a tela, o que esperamos proporcionar com a exposição no Food Hall; quer seja pelos resultados práticos que serão alcançados nas comunidades através das doações que serão feitas”, avalia Michele.

O idealizador do projeto é Vinicius Amorim, incentivador ferrenho dos projetos com foco nas artes visuais. No sul do país, é o responsável pelo projeto canadense - Art Battle - maior competição de pintura ao vivo do mundo - e também pela Fábrica São Geraldo - galeria de arte, estúdio e espaço multi-uso para iniciativas culturais no 4º Distrito da Capital gaúcha, desde 2018. “Em tempos difíceis, como o que vivemos, é urgente convocar a arte para transformar o ordinário em extraordinário. A arte transborda, ultrapassa fronteiras, atravessa culturas e cria diálogos entre os espaços públicos e privados, entre o real e o virtual”, avalia.

O evento do dia 14 de novembro será de celebração. Com comando do comunicador Sassá, a programação será toda embalada pelo set list do DJ Anderson. No dia, o artista Maick Sei Lá fará também uma live painting de uma prancha de surf doada pela Kitesul. O resultado ficará exposto no Food Hall Dado Bier e também poderá ser adquirida pelo público. O valor arrecadado com a venda será revertido ao Projeto Surfar, realizado na cidade de Torres e apoiado pela Cervejaria Dado Bier. Já o mural que será pintado pelo artista vencedor será a Escola Estadual de Ensino Fundamental Branca Diva Pereira de Souza (Av. São Paulo, 1088 - São Geraldo).

Divulgação: AZ Press Brasil
Fotos dado: Guilherme Custódio