JANELAS CASACOR SC - Cozinha Nórdica Deca tem inspiração no estilo escandinavo

Ambiente é assinado pela Arquiteta Natália Xavier

Uma linda cozinha com 40m², inspirada na região norte da Europa é a aposta da Arquiteta Natália Xavier de Balneário Camboriú, para a edição no Janelas CASACOR, que acontece de 08 de novembro a 08 de dezembro nos Shoppings Almeida Junior, em Santa Catarina.
Em Balneário Camboriú, a mostra acontece no Balneário Shopping.
Para Natália a Cozinha Nórdica Deca tem a intenção de transformar o espaço em um legítimo lar para morar e receber amigos, com encontros extrovertidos em suas casas, ao invés de saírem para bares e restaurantes.
Para isso ela buscou inspiração na região norte da Europa, a região escandinava, com um estilo que preza pela iluminação natural, minimalismo, simplicidade e funcionalidade. A Arquiteta apostou em cores neutras, principalmente o branco, tons de cinza e bege e linhas retas, trazendo um visual encantador, onde a simplicidade se torna atraente por sua elegância.
Natália destaca que o jeito escandinavo de morar, tão atemporal com suas características minimalistas, traz elementos rústicos e naturais como detalhes marcantes, agregando elementos afetivos com personalidade ao utilizar objetos que contam histórias interagindo com o dia a dia dos moradores. A natureza é apresentada em suas texturas, como das pedras, e tons naturais, como o da madeira, além de trazer vida com o verde das plantas.
Em busca de um design que oferece claridade e luminosidade no interior das casas, a arquiteta apostou em elementos funcionais e básicos nesta cozinha, que leva assinatura da Deca. O espaço apresenta modelos de torneiras inovadores que fazem diferença no novo morar, onde os acionamentos são feitos através de um toque. A bancada em Corian da área de desinfecção leva um produto antibacteriano, muito utilizado em hospitais, colaborando com a limpeza tão necessária nos tempos atuais.
O espaço representa os valores da frase “menos é mais”, emprestada de Mies Van der Rohe. Para isso ela utiliza elementos que criam um espaço clean e confortável.
“Optei por uma essência simples, sofisticada e contemporânea, onde a moradia remete a conforto e beleza, e cujos detalhes são planejados para criar um cenário instigante”, explicou.
A Cozinha Nórdica Deca apresenta ainda mobiliário da Autoria Design, com peças assinadas por renomados designers brasileiros, como a Mesa ZX de Aristeu Pires, a Cadeira Corpo, de Ronald Sasson, o Banco Alto Abapuru, de Alfio Lisi e o Biombo Panamá, também de Aristeu Pires.
Para Natália Xavier, que comanda a NX Arquitetura & Design, em Balneário Camboriú o principal diferencial do projeto é mostrar ao público a naturalidade de formas e texturas dos materiais apresentados, e que são valorizados em cada detalhe, pensados para oferecer conforto e aconchego que só um verdadeiro lar propicia.

Fotos ambiente: Lio Simas
Texto: A Assessoria