Noite dos Museus será realizada virtualmente para mobilizar sem aglomerar e ajudar os espaços culturais de Porto Alegre

  • Cultura
  • 09/11/2020 - 15:13
  • 834 Views

5ª edição do projeto será realizada virtualmente para mobilizar sem aglomerar e ajudar os espaços culturais de Porto Alegre prejudicados pela pandemia.

O evento acontecerá no dia 5 de dezembro com transmissão ao vivo e participação de mais de 20 atrações artísticas e 16 instituições gaúchas. A partir de quarta-feira, dia 11, o público já pode adquirir a Coleção Noite dos Museus em Casa, que reúne uma série de obras para deixar o lar com jeito de exposição e que terá o valor de vendas revertido em doações para os locais participantes.

Com a intenção de mobilizar sem aglomerar, a 5ª edição do Noite dos Museus será realizada de forma virtual. O evento terá um especial transmitido ao vivo no dia 5 de dezembro, além de uma campanha, que inicia nesta quarta-feira, dia 11, pensada para ajudar os espaços culturais de Porto Alegre prejudicados pela pandemia. A transmissão terá participação de mais de 20 atrações e de 16 instituições de arte: a Casa de Cultura Mario Quintana, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Farol Santander, o Goethe-Institut, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu da Brigada Militar, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Júlio de Castilhos, o Planetário Professor José Baptista Pereira, a Pinacoteca Aldo Locatelli e a Pinacoteca Ruben Berta.

Os espaços receberão a iluminação temática que já é característica do evento, e, desta vez, estarão fechados para visitação presencial, mas chegarão até as telas do público por meio de conteúdos especialmente criados sobre cada um deles, além de performances gravadas e ao vivo. Na maratona on-line, que acontecerá pelo canal do YouTube do Noite dos Museus e poderá ser acessada pelo site www.noitedosmuseus.com.br, o público acompanhará shows musicais e intervenções de dança, assim como entrevistas com artistas, gestores das instituições e outras grandes personalidades da cena cultural brasileira. As apresentações e bate-papos serão transmitidos de diferentes pontos da capital gaúcha: das salas de exposições dos museus participantes, das casas dos músicos e também de um estúdio montado especialmente para a noite.


Coleção Noite dos Museus em Casa

A ideia de levar a arte para as janelas é um dos pontos principais do evento neste ano. Com a Coleção Noite dos Museus em Casa, o público poderá deixar seu lar com jeito de exposição e ainda ajudar os espaços culturais de Porto Alegre, que sofreram com meses de fechamento impostos pela pandemia. São 15 opções de kits, cada um deles dedicado a um dos centros culturais participantes, que incluem reproduções do acervo e da história desses espaços, um cartão com detalhes sobre a produção artística e a revista com conteúdos exclusivos do Noite dos Museus 2020. Uma das peças será entregue em papel couchê, para público expor dentro de casa, e a outra em papel manteiga, para ser fixada nas janelas, na noite do evento, criando uma grande exposição coletiva, já que a folha é translúcida e, com as luzes acesas dentro de casa, as janelas se transformarão em expositoras desses objetos, que ficarão visíveis das ruas. Os kits começam a ser vendidos nesta quarta-feira, dia 11, no site do Noite dos Museus, por R$ 30, e poderão ser retirados na semana do evento. Ao final da ação, o lucro das vendas será revertido em doações para esses espaços culturais investirem em suas reaberturas e em futuros projetos.

Para contribuir com a construção dessa exposição coletiva, a partir de hoje a cidade também receberá um material expositivo com reproduções de obras importantes dos acervos dos museus participantes, distribuídas em outdoors, ônibus, trens e diversas outras mídias móveis. O mesmo conceito já está sendo construído virtualmente com o portal Noite dos Museus, que foi lançado em agosto, e que, desde então, é atualizado diariamente com conteúdos originais sobre arte e cultura em geral disponibilizados em diversos formatos, como podcasts, playlists, vídeos e matérias especiais. Em breve, o projeto também ficará ainda mais interativo nas redes sociais, com o lançamento do filtro #ArteNaCabeçaNDM nos stories do Instagram e no avatar do Facebook para o público já começar a se preparar para a grande noite.

ColecaoNDM_
Reprodução de obra do Goethe-Institut que fará parte de um dos kits da Coleção Noite dos Museus em Casa
Crédito da imagem: Noite dos Museus

A 5ª edição do Noite dos Museus tem patrocínio de Sherwin-Williams e do Grupo Ultra, co-patrocínio da Sulgás, apoio do Farol Santander e da UCAN, realização do Instituto Noite dos Museus, Rompecabezas, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil. O evento é financiado via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.


SERVIÇO
5ª edição do Noite dos Museus
Dia 5 de dezembro, sábado, a partir das 18h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e nas páginas do Instagram e do Facebook do evento

Coleção Noite dos Museus em Casa
A coleção contém uma caixa temática do evento com uma reprodução tamanho A1 de uma obra em papel couchê, mais uma do acervo e da história de um dos espaços participantes, no mesmo tamanho, em papel manteiga, além de um cartão com informações sobre a obra e a revista com conteúdos exclusivos do Noite dos Museus 2020.
R$ 30,00
À venda a partir de quarta-feira, dia 11, no site www.noitedosmuseus.com.br/2020 (os kits estarão disponíveis para retirada na semana do evento).

Museus participantes
Casa de Cultura Mario Quintana
Centro Histórico-Cultural Santa Casa
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Cinemateca Capitólio
Farol Santander
Goethe-Institut
Museu da Brigada Militar
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Museu da UFRGS
Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS
Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
Memorial do Rio Grande do Sul
Museu Júlio de Castilhos
Planetário Professor José Baptista Pereira
Pinacoteca Aldo Locatelli
Pinacoteca Ruben Berta

Divulgação: Jéssica Barcellos
Foto: Felipe Fraga e Divulg. Noite dos Museus