Do vinhedo à mesa, uma vinícola de família

Quarta geração da Família Cristofoli no Brasil segue tradição de cultivar variedades como Sangiovese e Moscato de Alexandria, além de preservar pratos da culinária italiana de gerações passadas.

Bruna (34), Letícia (23) e Lorenzo (25) estão na linha de frente da Cristofoli Vinhos de Família, vinícola instalada na Rota Cantinas Históricas, no distrito de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves (RS). O trio de enólogos divide funções e multiplica atitude e coragem, conduzindo com orgulho um sonho que iniciou com seus pais, os irmãos Loreno e Mário Cristofoli, que seguem até hoje trabalhando nos vinhedos, enquanto suas esposas Maria de Lourdes e Roseli cuidam do preparo das refeições com sabores que resgatam a memória afetiva de suas nonas. É uma família inteira dedicada ao cultivo da uva, à elaboração de vinhos e espumantes, ao enoturismo e à gastronomia. Ou seja, vivem em torno da cultura do vinho.

Na Cristofoli tudo é feito pela família. Bruna é enóloga e gestora da empresa. Mesmo jovem, mas já experiente no assunto, é ela quem toma as principais decisões do negócio familiar. “Abracei o desafio que começou na vinificação e, naturalmente, me levou para o administrativo. Tinham dúvidas até da minha capacidade física, mas mostrei que uma mulher pode tirar bagaço de um tanque, carregar uva para o caminhão, coisas geralmente feitas pelos homens. Hoje, acumulo experiência tanto na parte produtiva quanto estratégica. Todo este conhecimento faz a diferença e o fato de ser mulher encaro como uma grande vantagem”, destaca.

O cuidado com a elaboração dos vinhos e espumantes Bruna divide com seu irmão Lorenzo, também enólogo, responsável pela vinificação. Ambos encontraram no pai Loreno e na mãe Maria de Lourdes a inspiração necessária para tocar o negócio sem perder a essência da família, que sempre esteve ligada ao cultivo de uvas Vitis viníferas autóctones da Itália. A vinícola tem rótulos de variedades emblemáticas e mais conhecidas como Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay, mas o grande diferencial está na preservação de uvas nativas italianas como a Sangiovese, Moscato, Peverella, Barbera e Bonarda, que acompanham a trajetória da família desde a Itália, quando Angelo Cristofoli - bisavô dos três jovens vitivinicultores -, partiu para o Brasil há mais de 130 anos. Do cultivo, a família passou a elaborar vinhos finos a partir da Sangiovese e Moscato, o que tem despertado a curiosidade dos apreciadores.

A produção foi se consolidando e a marca foi atraindo novos consumidores. Com os pés fincados na história da família, a decisão foi criar uma loja de vinhos no porão da casa da nona Maria, onde Loreno e Mário começaram a fazer os primeiros vinhos da família, ainda em 1985, e onde até hoje estão mantidas as pipas de madeira por onde foram envelhecidos alguns dos vinhos. É lá que Letícia, a enóloga mais jovem do trio, recebe os turistas. E é nesta casa que ela mora com os pais Mário e Roseli. “Foi neste porão que vivemos muitas histórias da nossa infância. E é aqui que recebemos todos que nos visitam, inclusive para almoços e jantares harmonizados”, comenta Letícia.

Com uma produção anual de 27 mil garrafas de vinhos finos e espumantes, a Cristofoli é sinônimo de inovação quando o assunto é enoturismo. Mesmo pequena, a vinícola oferece nada mais, nada menos que 10 experiências enoturísticas. A mais disputada é o Edredom nos Parreirais, seguida pele Entardecer de Vindima, mas as opções seguem com o Tour Vinho e Paisagem, Spuntino, Harmonia da Vindima, Almoço harmonizado ao ar livre, Degustação de Vinhos, além de experiências personalizadas e da visita guiada à propriedade com degustação orientada de vinhos. Para completar, o Wine Safari, que acaba de ser lançado.

Em maio deste ano, a vinícola criou a Confraria Família Cristofoli, onde compartilha conhecimento exclusivo e oferece ações especiais com produtos exclusivos para quem busca experiências únicas.

SERVIÇO

Local: ERS 431 km 06 – Rota Cantinas Históricas – Faria Lemos - Bento Gonçalves (RS)
Horário de atendimento:
De segunda a sexta: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h
Sábados e feriados: das 9h30min às 18h
Domingos: das 9h30min às 17h
Contato: cristofoli@vinhoscristofoli.com.br | (54) 3439.1190 | (54) 9 8403.9247
Loja virtual: www.loja.vinhoscristofoli.com.br

Divulgação: ConceitoCom
Fotos da família, enoturismo – Crédito: Emerson Ribeiro
Foto dos irmãos no vinhedo e do edredom – Crédito: Jeferson Soldi
Fotos Produtos – Divulgação Cristofoli