Procura-se alfaiates e costureiras sociais

Por Daniel Santoro, Presidente do Conselho de Administração da ONG Parceiros Voluntários.

Não é de hoje que percebemos um país polarizado entre “eles” e “nós”. Ironicamente, e independente de quem seja, o “nós” sempre tem a razão e o “eles” sempre está conspirando contra o “nós”.

A falta de confiança corrói uma família, uma empresa, um governo, enfim, destrói uma sociedade. Afinal, sem confiança não escutamos o outro — eu sei, já fui mestre no xadrez mental do argumento que desarma. Hoje? Sou aprendiz da escuta, da costura para unir partes para o entendimento, faixa branca da confiança.

Há mais de 20 anos tenho transitado pelo Setor Privado e pelo Terceiro Setor — organizações sem fins lucrativos. Somente na Parceiros Voluntários já estou desde 1998. Recentemente, passei a contribuir voluntariamente com o Setor Público e já começo a compreender as diferentes perspectivas entre os três. Os diversos modelos mentais, os matizes de cores de cada um, as dores e os incentivos — a regra do jogo, por assim dizer.

Também aprendi a perceber o que eles possuem de similaridade. Entre outras coisas: o medo. Aliás, o medo é o combustível da falta de confiança. O medo de perder recursos: financeiros, reputacionais e, até mesmo, de liberdade de ação. Aprendi também que em cada um deles há pessoas fantásticas, competentes, engajadas e determinadas a entregar o seu melhor. Por outro lado, há aquelas ainda não convertidas para o bem comum, mas, para cada uma dessas encontrei duas, três, dez mobilizadas pelo bem da coletividade.

Os problemas postos hoje são complexos demais para um único indivíduo, ou mesmo instituição, e fazer conexões, descobrir e costurar interesses em comum entre organizações e pessoas, tem feito parte do meu dia a dia, e da rotina da Parceiros Voluntários. E essa é a nossa crença. Só juntos, somente juntos, todos os Setores, todos os Poderes, todas as organizações e indivíduos vamos construir a sociedade que queremos e vamos realizar as costuras sociais que nosso Brasil tanto precisa. Para isso, estamos contratando Alfaiates e Costureiras Sociais Voluntários — queres costurar conosco?

Divulgação: Az Press Brasil
Foto: Divulgação