Novas criações 100% sustentáveis da Rico Bracco serão apresentadas em experiência figital

  • Moda
  • 19/10/2020 - 13:35
  • 126 Views

Para marcar o pré-lançamento da grife, no próximo dia 19, o designer de moda Fabrício Bracco une-se a um time de artistas e criativos para oferecer ao público uma experiência “figital”, um formato inédito na região.

Destacando-se cada vez mais no cenário de moda como uma etiqueta verde, a grife Rico Bracco apresenta sua mais nova coleção de peças que sintetizam o gênero fluído do vestir contemporâneo e que carregam em suas tramas processos sustentáveis, ecológicos e que primam pelo total proveito dos insumos. As peças que fazem parte da coleção serão apresentadas em um evento de caráter pioneiro na região, que reunirá moda, dança e vídeo em um espaço “figital” – uma fusão entre o ambiente físico e digital, totalmente adequado aos novos tempos.

Para marcar o pré-lançamento, o designer de moda que comanda a marca, Fabrício Bracco, uniu-se a um time de profissionais de áreas criativas para pensar uma experiência completamente única para o público. No próximo dia 19, os apreciadores da marca e da moda e arte em geral poderão acompanhar duas transmissões em tempo real de performances que estarão acontecendo simultaneamente na Galeria da Casa da Cultura de Caxias do Sul.

O evento é uma colaboração entre o estilista Fabrício Bracco; o jornalista cultural Carlinhos Santos; a bailarina Cristina Lisot; a artista e designer de moda Julia Webber e o fotógrafo e videomaker Diogo Severo. “O mundo tem mudado, e a moda, por ser tão próxima dos nossos sentimentos, identidade e expressão, transcendeu limites. Moda não é mais somente sobre roupas; é sobre experiências e inspiração para juntos criarmos um mundo melhor, mais verdadeiro e com mais sentido”, diz Julia sobre a ação desenvolvida em parceria com a Rico Bracco.

As transmissões acontecerão no perfil da grife no Instagram (@ricobracco) em dois momentos: às 17h (Ato I) e às 19h (Ato II). Segundo Carlinhos, "a performance se constitui em um percurso coreográfico do corpo feminino atravessado por emoções, inquietações e afetos colhidos no decorrer do tempo". O evento conta com o apoio da Secretária Municipal da Cultura de Caxias do Sul e Padaria Tubuna, de Bento Gonçalves.

Batizada com o nome de “Remanescer”, a nova coleção da Rico Bracco segue o viés sustentável que faz parte do DNA da marca, com roupas feitas com matéria-prima essencialmente natural, tecidos orgânicos e tingimento ecológico. A coleção é dividida em dois segmentos: a linha Amantino, com peças de caráter mais conceitual e produzidas sob medida, e a linha Rico, caracterizada por peças atemporais em alfaiataria de gênero fluído. Ao todo, são quinze peças entre vestidos, saias, calças, camisas e blusas que, combinadas entre si, formam uma dezena de looks que perpetuam o estilo natural esculpido em linho, uma das assinaturas do estilista caxiense.

A nova coleção ainda conta com dois acessórios artesanais e que conferem total singularidade às criações de Fabrício: um chapéu e uma bolsa feitos de dressa, técnica perpetuada pelos imigrantes italianos e que consiste em trançar palha de trigo molhada. “Busquei na essência da terra e da colheita do trigo a inspiração para o desenvolvimento das peças que compõem esta coleção tão única, repleta de movimento, leveza e fluidez”, conceitua Fabrício.

O lançamento oficial da coleção acontecerá na Brasil Eco Fashion Week 2020, em São Paulo, encontro que reúne marcas que aliam moda e sustentabilidade e que este ano será realizado totalmente online. A semana virtual de moda acontecerá entre os dias 18 e 22 de novembro, com uma programação de palestras, workshops, desfiles, atividades de empreendedorismo e exposições artísticas. A Rico Bracco foi uma das selecionadas pela curadoria do evento para mostrar suas criações ao lado de outras 15 grifes nacionais.

A partir de 18 de novembro, as novíssimas criações da Rico Bracco poderão ser encontradas no atelier da marca (Rua Dr. Montaury, 2090, sala 1205), em Caxias do Sul.


SOBRE OS PROFISSIONAIS

Fabrício Bracco
Designer pós-graduado em modelagem de moda pela Universidade de Caxias do Sul, com experiência docente em técnicas de modelagem e construção de peças de alfaiataria no instituto CIIND Imaginarte, Guadalajara, no México. É um apaixonado por movimentos filosóficos progressistas, contemplador da arte em suas diversas facetas, admirador de processos gastronômicos orgânicos carregados de essência e incentivador da economia circular.

Carlinhos Santos
Jornalista cultural formado em História pela Universidade de Passo Fundo e em Comunicação Social pela Unisinos. Tem especialização em Corpo e Cultura – Ensino e Criação, pela Universidade de Caxias do Sul, e Mestrado em Educação pela mesma instituição. Trabalha em projetos educativos e culturais. É crítico de dança e atualmente apresenta o programa Café & Cultura na Tua Rádio São Francisco.

Julia Webber
Artista e designer de moda formada pela Universidade de Caxias do Sul, atua com consultorias de pesquisa de comportamento, sustentabilidade e organização estratégica de coleção e marca. Também realiza projetos culturais de valorização da arte, cenografia e imagem. É integrante do Núcleo de Pesquisa e Design do Salão Inspiramais - maior salão de design e inovação da América Latina. Gosta de quebrar barreiras e promover a verdade e transparência, buscando um mundo com mais sentido e encantamento.

Diogo Severo
Fotógrafo, videomaker e contador de histórias. Desde 2013 explora o storytelling nos mais diferentes formatos de comunicação digital em seu canal de entretenimento 1Quarto, premiado pelo Facebook e Instagram, em 2019, como melhor criador de conteúdo da plataforma na categoria “contente e doc”, somando mais de 12 premiações e indicações no Rio Webfest nas categorias de melhor Ator, Roteiro, Direção, Série brasileira e Ideia Original.

Cristina Lisot
É bailarina, figurinista e bioquímica, além de reunir diversas criações na produção têxtil e de objetos. Iniciou seus estudos em dança clássica na infância e, em dança contemporânea, com a bailarina e coreógrafa Gislaine Sacchet (1998). Em 2006, ingressou para o elenco estável da Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul. Junto com o bailarino Evandro Pedroni, criou o duo Because, para o show "Beatles - a Razão e a Paixão" da Orquestra Municipal e Coro Municipal de Caxias do Sul. Em 2019 participou do American Dance Festival, nos Estados Unidos da América.

Divulação: Alesandra Muraro
Créditos: Henrique Lavoratti