Sommelier gaúcha vê sua agenda lotar ao criar Sala Virtual de Degustação às Cegas

Interesse nas aulas veio inclusive de outros estados, como SC, SP e RJ

A experiência de degustar vinhos às cegas ganhou uma versão online para lá de inusitada, adaptada aos tempos de pandemia, através das mãos da sommelier e cozinheira gaúcha, Michelle Landgraf. A especialista, que costumava realizar edições quinzenais superou as dificuldades durante a pandemia e transformou os encontros presenciais em salas virtuais de degustação lotadas, aumentando inclusive a frequência das edições.

Michelle já está com a agenda lotada até o início de outubro em Porto Alegre, somando ainda participações em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. “São 5 vinhos degustados às cegas. Eles chegam na casa do consumidor porcionados em doses de 50ml no dia da degustação acompanhados de pratos ou petiscos relacionados com o tema. O valor também é um fator importante, acessível aos olhos de todos: R$ 95 por pessoa”, afirma ela.

Dentre as características trazidas por Michelle, a forma descomplicada de beber vinho. A ficha de degustação é totalmente inusitada. O sistema de "pontos" para avaliar se o vinho é bom ou não foi inspirado em uma amiga que costumava a acompanhar em degustações, mas que não gostava da maneira técnica das avaliações. O objetivo da amiga – a exemplo de muitos outros participantes – era conhecer novos rótulos e escolher os seus favoritos.

“Eu já vinha pensando em como abordar o vinho e a gastronomia do ponto de vista da ‘experimentação’ porque penso que a palavra experiência já ficou banalizada. Além disso, acho extremamente improdutivo o formato padrão das degustações, exageradamente técnicas. Há (muitos) quem goste, porém, sentia que uma parcela importante de consumidores potenciais ficava cada vez mais afastada do vinho”.

Vários fatores contribuem para esse afastamento, na opinião de Michelle. Há aqueles que preferem não participar porque ficam envergonhados por “não saber nada” ou se sentem intimidados pelo excesso de cerimônia. Outros, ainda, não têm paciência mesmo, acham tedioso, pois querem apenas aproveitar um bom vinho entre amigos.

“Por isso criei esse formato... e aqui sigo a mesma abordagem dos encontros ao vivo: despretensiosa, leve e divertida. O foco aqui é beber com prazer, e todos são bem-vindos. Do iniciante ao especialista, de quem quer aprender e de quem quer “só” beber”.

Confira a seguir as próximas temáticas de setembro e de outubro. Reservas e informações pelo fone (51) 99185-5683.

08/9 Safra 2020
15/9 Vinhos Laranjas LOTADO
22/9 Primavera Rosé LOTADO
29/9 Primavera Rosé II LOTADO

Outubro
6/10 Vinhos da Geórgia - LOTADO
13/10 Divas (vinhos feitos por mulheres)
20/10 Volta ao mundo em 5 vinhos
27/10 Brancos carnudos

Divulgação: Tati Feldens
Fotos: Divulgação