Série homenageia grandes nomes da arte do Rio Grande do Sul

  • Cultura
  • 03/09/2020 - 18:01
  • 983 Views

A artista Liana Timm fala com Jacob Klintowitz, Simone Michelin, Walmor Corrêa e Carlos Vergara para o podcast ARTEemSINTONIA.

Estreia da série é no dia 8 de setembro.

A série especial GRANDES NOMES DA ARTE DO RIO GRANDE DO SUL estreia no dia 8 de setembro, às 15 horas, com o curador e crítico de arte Jacob Klintowitz no podcast ARTEemSINTONIA, produzido e apresentado pela artista multimídia Liana Timm. Serão quatro episódios com artistas gaúchos e um crítico de arte. Além de Klintowitz, participam Simone Michelin, Walmor Corrêa e Carlos Vergara. Para conferir os episódios, basta acessar o link: salvesintonia.com.

O podcast ARTEemSINTONIA iniciou em dezembro de 2019 e sua programação é integralmente voltada às artes visuais. “A série GRANDES NOMES DA ARTE DO RIO GRANDE DO SUL é uma forma de homenagear os artistas que levam a produção artística do Estado para o Brasil e para o mundo”, destaca Liana Timm.

Jacob Klintowitz, que abre a série no dia 8 de setembro, nasceu em Porto Alegre e alcançou notoriedade como curador e crítico de arte. Já escreveu perto de 5.000 artigos para jornais e revistas e mais 150 livros sobre arte e artistas. Foi conselheiro do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi e do Museu Judaico de São Paulo. Ganhou duas vezes o “Prêmio Gonzaga Duque”, da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), e foi homenageado duas vezes pela instituição por sua intensa atividade cultural.

Simone Michelin será a entrevistada do dia 22 de setembro, às 15 horas. Natural de Bento Gonçalves, Simone é mestre em Artes Visuais pela UFRJ e doutorando do Centro de Ciência, Tecnologia e Pesquisa da Universidade de Plymouth, na Inglaterra. Foi uma das pioneiras do videoarte no Brasil. Conquistou o Prêmio de Fotografia do “X Salão Carioca, Rio Arte” e o prêmio “Artista Pesquisador”, pelo Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro. Artista multimídia, desenvolve pesquisas e curadorias no campo da arte eletrônica.

Walmor Corrêa participa do podcast do dia 6 de outubro, às 15 horas. Natural de Santa Catarina, Corrêa fez sua carreira no Rio Grande do Sul, e é um dos artistas brasileiros contemporâneos mais reconhecidos, nacional e internacionalmente, por desenvolver um trabalho norteado pela interação entre arte e ciência. Nos corpos estranhos, poeticamente produzidos em sua arte, apresenta, entre outros, uma possível materialização dos mitos e personagens do folclore que povoam o imaginário do Brasil há mais de 500 anos.

Carlos Vergara encerra a série GRANDES NOMES DA ARTE DO RIO GRANDO SUL no dia 20 de outubro, às 15 horas. Natural de Santa Maria, gravador, fotógrafo e pintor, Vergara transferiu-se para o Rio de Janeiro, na década de 50. É conhecido como um dos principais representates do movimento artístico da Nova Figuração do Brasil. Em sua trajetória, acumula prêmios, atua como artesão de joias, cenógrafo de peças teatrais, observa o Carnaval como objeto de pesquisa e atua em colaboração com arquitetos realizando painéis para edifícios, aplicando técnicas de artesanato popular.

Para a série GRANDES NOMES DA ARTE DO RIO GRANDE DO SUL, Liana Timm une duas de suas grandes paixões: as artes visuais e o rádio. Artista multimídia reconhecida pela aplicação de técnicas digitais em suas obras, Liana iniciou sua história com rádio fazendo comentários semanais sobre artes visuais no Centro de Difusão da UFRGS. Depois, produziu e apresentou o programa Itapema Arte, da Rádio Itapema, aos sábados, às 11 horas. Foi também editora de artes visuais da Rede Bandeirantes, onde produziu dois programas: Artnews e Rádio Arte. Desde dezembro de 2019, produz e apresenta o podcast ARTEemSINTONIA no link salvesintonia.com. O programa tem vinheta do músico Geraldo Fleck, amigo de Liana, falecido em 2011. A vinheta foi criada especialmente para os programas anteriores da artista.

Série Grandes Nomes da Arte do Rio Grande do Sul:
- 8 de setembro, às 15 horas – Jacob Klintowitz
- 22 de setembro, às 15 horas – Simone Michelin
- 6 de outubro, às 15 horas – Walmor Corrêa
- 20 de outubro, às 15 horas – Carlos Vergada

Podcast: ARTEemSINTONIA
Produção e Apresentação: Liana Timm
Site: salvesintonia.com

Divulgação: Tatiana Csordas