Visionário e inquieto, jovem empresário abre em Igrejinha a nova unidade de empresa nascida em Recife

SMART é responsável por mais de R$ 60 milhões em vendas anuais das marcas que presta consultoria e marketing digital.

Uma jovem empresa, fundada em 2014, nascida através da mente inquieta de um jovem empresário, Eduardo Schuler, 33 anos - na época 27 anos -, mas que apesar de jovens carregam experiências e resultados em vendas desejados por grandes marcas. Com seis anos a SMART Consultoria, Representação e Marketing Digital já apresenta números expressivos: mais de 120 clientes e 5 mil pessoas treinadas, e ainda, mais de R$ 90 milhões em vendas geradas para os clientes.

E mesmo em meio a pandemia a SMART apostou na mudança. A empresa, que nasceu e até então mantinha sede em Recife, adota um novo endereço, em Igrejinha, no interior do Rio Grande do Sul, e mantém o endereço da SMART Nordeste como uma filial. “A mudança marca uma nova fase, além da consultoria em vendas, há um ano incluímos no portfólio um novo produto, o marketing digital, que vem performando muito bem. Como este núcleo estava em Igrejinha, minha cidade natal, de onde saí para explorar o mundo e suas oportunidades aos 17 anos, resolvi que era hora de investir, apostar na cidade e fazer essa mudança”, explica o empreendedor Eduardo Schuler.

A nova sede da SMART abriga sob o mesmo teto todos os departamentos de uma agência de marketing digital, além de equipe qualificada, com profissionais treinados, e com experiência em vendas, consultoria e representação comercial. “O projeto vai além. Com a pandemia estamos ativando nossos serviços básicos, mas em um futuro não tão distante, a SMART Sul vai ser espaço de capacitações, cursos, palestras e treinamentos. Quem sabe até um coworking, uma incubadora de empresas e novos projetos!?”, destaca Eduardo.

Apesar da pouca idade o empreendedor possui 15 anos de experiência. Começou cedo, em Porto Alegre, vendendo livros na editora da faculdade para ajudar a pagar sua formação, trabalhou no call center e cobrando mensalidades em atraso. Depois veio seu primeiro negócio no varejo, logo em seguida outros dois.

“Sentia que precisava explorar o mundo, viver novas experiências. Então deixei meus sócios administrando as lojas e fui morar um tempo em Londres. E foi nesta fase que aprendi que qualquer dificuldade que eu achava já ter vivido não era nada. Esta vivência, sozinho, em um outro país é transformadora”, conta.

Com o talento para vendas e a fluência em inglês as oportunidades em grandes empresas surgiram. E foi depois de dois anos trabalhando como gestor comercial em uma delas, a Grendene, que ele precisou sair do Sul para o Nordeste, onde passou a atuar como responsável pelo varejo e orientando os representantes comerciais da marca em toda a região. Foi aí que o visionário e inquieto empresário fundou a SMART. “Seguimos atendendo a marca em todo o mercado do Nordeste, mas também pude ampliar minha atuação com a representação e consultoria em vendas para outras empresas”, explica.

O reconhecimento e os resultados apresentados pelo trabalho acabaram abrindo uma nova possibilidade de negócios, Eduardo passou a ministrar palestras e mentorias. “O telefone começou a tocar, primeiro com clientes, pedindo que eu falasse da minha experiência e trabalho. Quando vi já estava conhecendo novas pessoas e oportunidades”, revela.

Em uma rápida análise do mercado atual o empresário e especialista em vendas, destaca pesquisas aproximadamente 88% das marcas não conhecem a jornada de compra dos seus clientes. “O poder de decisão de compra sempre foi do cliente, mas a cada dia esse poder aumenta porque as opções vêm aumentando. Se você não entrega produto ou serviço com valor agregado, seu cliente irá encontrar outra marca que o faça. E é para cumprir isto, atingir e conquistar o consumidor, que a SMART está no mercado”, conclui Eduardo Schuler.

Divulgação: MELISSA HUGENTOBLER e ANDRESSA RIQUELME
Fotos: Divulgação