ArtRio 2020 terá edição presencial e também plataforma digital

  • Cultura
  • 19/08/2020 - 09:43
  • 136 Views

Feira de arte completa 10 anos e apresenta evento totalmente adaptado às normas de segurança.

ArtRio

Em 2020, ano diferente de todos os outros, a ArtRio chega a sua 10ª edição. Confiante na importância das feiras de arte para o mercado e reforçando seu propósito em desenvolver um trabalho focado na valorização da arte brasileira e latino-americana, a ArtRio apresenta, entre os dias 14 e 18 de outubro, dois modelos de evento. A feira presencial acontecerá na Marina da Glória, em formato reduzido e diferenciado, e a feira virtual estará online na plataforma Artrio.com .

Na Marina da Glória, a ArtRio vai ocupar o pavilhão principal, com a presença de cerca de 40 galerias. Seguindo todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social, o número de visitantes será limitado e com indicação de horário de entrada e tempo de permanência.

Outra novidade de 2020 é a inauguração da Casa ArtRio, no bairro do Jardim Botânico, no mês de setembro. Nesse espaço, que será permanente com agenda ao longo de todo o ano, serão realizadas palestras, debates, conversas com artistas e curadores, além de exposições especiais. A Casa ArtRio também irá abrigar o MIRA, programa de vídeo arte que acontece na semana da feira com curadoria de Victor Gorgulho. A ArtRio está realizando chamadas em seu Instagram para o recebimento e apresentação de vídeos. A cada chamada um artista é selecionado para participar da feira, reforçando a integração em os ambientes virtual e físico e abrindo novas oportunidades para artistas independentes. A próxima chamada acontece nos dias 29 e 30 de agosto.

Dando continuidade ao trabalho de acessibilidade a arte desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos, a ArtRio vai levar para a plataforma digital toda programação realizada na Casa ArtRio.

"Acreditamos que não podemos parar com todo o trabalho que desenvolvemos para a ArtRio -- o importante é buscar alternativas e novos formatos. Temos um forte compromisso com toda a cadeia do mercado de arte. Ao mesmo tempo, entendemos que, neste momento, a segurança de todos está em primeiro lugar. Teremos, em 2020, uma edição da ArtRio adequada ao cenário atual, seguindo com seu padrão de excelência e trazendo novas experiências para todos. A edição digital vai possibilitar que esse ano a feira quebre barreiras e chegue a um público mais amplo, que pode estar em qualquer lugar do mundo.", indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

ArtRio Digital
A ArtRio foi a primeira feira de arte do mundo a lançar, ainda em 2018, um marketplace para venda online. Neste ano, está sendo desenvolvida uma plataforma que irá permitir a sensação de visitação da feira e das galerias presentes, incluindo diversos detalhes sobre as obras, artistas e histórico. Um chat vai permitir a conversa direta com os galeristas, além de canais para a comunicação por vídeo, facilitando a visualização de detalhes das obras e negociações. A edição virtual contará ainda com intensa programação de eventos, como palestras, mesas redondas, performances e visitas guiadas.

De acordo com o relatório "The Art Market 2020 -- Art Basel and UBS", o mercado de arte e de antiguidades online alcançou em 2019 o total de US 5,9 bilhões. Esse montando representa 9% do valor das vendas no mercado de arte global por valor. Entre as vendas on-line em 2019, 57% foram realizadas para novos compradores. Enquanto a maior parte das transações online das galerias (77%) conectam compradores e vendedores com mais de 1.000 km de distância, cerca de 18% estavam dentro de um raio de 500 km, incluindo 11% dos compradores a menos de 50 quilômetros de distância.

Os colecionadores Millenials (em geral nascidos entre 1979 e 1995) foram os usuários mais regulares dos canais online, com 92% comprando neste modelo. 36% desses millenials que compraram online pagaram mais de US$ 50,000 por uma obra de arte, incluindo 9% que gastaram mais de US$ 1 milhão.

Sobre a ArtRio
Mais do que uma feira de arte de reconhecimento internacional, a ArtRio é uma plataforma com um calendário ativo ao logo de todo o ano, realizando diferentes programas sempre com o intuito de aproximar artistas e galerias de seu público, estimular o conhecimento e valorizar a produção de novos artistas, incentivar a criação de novo público para a arte e disseminar o conhecimento da arte em projetos de acessibilidade e educação. Desde o início do distanciamento social, a ArtRio vem realizando de forma digital, em suas redes sociais e na ArtRio.com, conversas com artistas e curadores, mostras de vídeo arte, convocatórias de fotografia, além da atualização da agenda de mostras exposições das principais galerias e instituições culturais do Brasil e do mundo.

A Artrio 2020 tem patrocínio da XP Investimentos, com apoio da Aliansce Sonae e Rio Galeão. O Belmond Copacabana Palace é o hotel oficial do evento.
www.artrio.com
Instagram: @artrio_art
Facebook: @feiraarterio
#artrio2020
#compartilhearte

Divulgação: FleishmanHillard
Fotos; Bruno Ryfer