As Novas Estruturas que Curam

  • Saúde
  • 07/08/2020 - 10:12
  • 709 Views

Adaptações de espaços físicos e inovações para as áreas de saúde e bem estar são o foco da Primeira Mostra Virtual de Arquitetura do Brasil que visa resgatar a confiabilidade dos pacientes.

O medo do Coronavírus afastou as pessoas das consultas médicas e dos serviços ligados à Saúde e Bem Estar. De acordo com Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica os exames por imagem e laboratoriais caíram mais de 26%. Já a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica calcula que o índice de ausência em exames e consultas chegou a cair 50% nos atendimentos particulares, e no SUS são ainda maiores. A falta de estruturas adequadas e seguras para consultas podem fazer os casos se multiplicarem, e certamente irão impactar a cura destes pacientes e os números do setor.

Pensando nisso e com o propósito de antecipar tendências e apresentar soluções inovadoras em materiais e ambientações para a saúde, nasce a primeira Mostra Virtual de Arquitetura para a Saúde, que inicia na próxima terça-feira, 11 de agosto. Com 1200m2 projetados por 8 escritórios de arquiteturas do Rio Grande do Sul - especializados nas áreas de saúde e bem estar - os projetos trarão soluções inovadoras para o setor que exige urgentemente novos protocolos e estruturas seguras. Totalmente veiculada na Internet, a mostra reúne projetos e soluções com materiais inteligentes, novos tipos de projetos, além de muitas inovações tecnológicas. Criados dentro das normas estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelos órgãos de vigilância sanitárias, os projetos apresentam opções inteligentes para a nova realidade como:

1) Mudanças de paradigma sobre as Recepções: Pórticos de esterilização de pacientes na entrada com luz UV; Redução da área de espera e recepção através da tecnologia da informação. Clientes serão monitorados nos horários de sua consulta, para ninguém ter que aguardar por muito tempo nas instalações dos espaços.

2) Conscientização radical da importância da assepsia e maior cuidado com Contaminação Cruzada: - Higienização mãos e pés no momento do acesso do paciente à clínica; Áreas de espera mais individualizadas, tipo "clusters" e com elementos higienizáveis entre eles; Preocupação com a facilidade de limpeza das superfícies e tecnologia dos materiais.Tampos sem nenhuma porosidade e metais com propriedades bactericidas; Tecnologia de desinfecção dos banheiros. Implantação de sistema de limpeza com vapor de ozônio imediatamente após o uso; Uso do rodo de Luz UV-C para desinfecção dos pisos; Uso da Luz UV-C dentro do sistema exaustão, para desinfecção do ar; Priorização de ventilação natural nos ambientes de maior permanência; Portas, de acesso automáticas, a fim de evitar o toque das mãos nas superfícies.

3) Sistema de circulação "one way": Circulação em um único sentido, para que não haja cruzamento de pessoas nos corredores.

Os projetos, que serão expostos semanalmente no site do Medplex Eixo Norte (www.medplexeixonorte.com.br) e nas redes sociais @medplexeixonorte em forma de posts, entrevistas e lives. O planejamento criativo e a execução da mostra são assinados pela comunicadora Mauren Motta, da empresa de branded content Conexões RS, sob coordenação geral da Pro Medical.

Sobre os envolvidos:

Participam da I Mostra de Arquitetura para Saúde Medplex Eixo Norte os escritórios Karen Feldman, Erika Listo, Lucia Lisboa Arquitetura Médico Hospitalar, BG Arquitetura, Fernanda Salvagni, Karin Moraes, C2 Arquitetos por Cris Mioranza e Tafla Arquitetura. Além de apresentar as tendências de arquitetura do setor para diferentes áreas como Dermatologia, Odontologia, Medicina interna, Medicina Esportiva, Psicologia, Terapias Alternativas, Diagnóstico por Imagem e Coworking Médico, o Medplex Eixo Norte constrói uma nova narrativa para o mercado, incentivando e divulgando talentos em tempos de reinvenção, em que a saúde é pauta central. As Lives com os arquitetos ocorrem sempre às 18h, às terças e quintas-feiras, com mediação da jornalista Laura Medina.

11/08 – 18h – Live com Tafla Arquitetura
13/08 – 18h – Live com Karin Moraes
18/08 – 18h – Live com Fernanda Salvagni
20/08 – 18h – Live com Erika Listo
5/08 – 18h – Live com Lucia Lisboa
27/08 – 18h – Live com BG Arquitetura
01/09 – 18h – Live com Cris Mioranza
03/09 – 18h – Live com Karen Feldman

Divulgação: Bruna Paulin
Fotos: Divulgação