Casas-conceito atendem à demanda dos novos tempos

Imóveis de alto padrão seguem o Novo Urbanismo no Prado Bairro-Cidade e são inspirados na arquitetura do Sul da América do Sul.

Espaço para escritório, contato com a natureza, proximidade do comércio, opções de lazer e escola. O que parece uma lista de desejos que surgiu recentemente já estavam nos planos da Domus Urbanismo há mais de quatro anos. Essas são algumas das características das casas-conceito que a incorporadora acaba de lançar no Prado – o primeiro Bairro-Cidade do Rio Grande do Sul.

São oito projetos de alto padrão, que vão ao encontro às demandas surgidas no momento atual e devem sobreviver no pós-pandemia. “A quarentena valorizou casas, espaços ao ar livre, proximidade com a natureza e possibilidade de trabalhar remotamente”, ressalta Carlos Gerdau Johannpeter, CEO da Domus.

Inspiradas no conceito do Novo Urbanismo, as casas-conceito estão inseridas em um contexto que permite morar, trabalhar e se divertir em um mesmo local. O Prado fica na Região Metropolitana de Porto Alegre, a 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

O Bairro-Cidade contempla restaurantes, supermercados, hotel, farmácia e shopping center, além de prédios comerciais, residenciais e voltados à saúde. Uma unidade do Colégio Sinodal já está em construção, com início das aulas previsto para fevereiro de 2022.

Características dos imóveis

Com inspiração na arquitetura do Sul da América do Sul, os projetos arquitetônicos empregam materiais como madeira, pedra, concreto aparente e tijolos. O desafio foi criar residências que harmonizassem perfeitamente com a topografia e a paisagem deslumbrante do lugar.

As casas possuem área de 290 a 430 m² e foram assinadas por cinco escritórios de arquitetura: Humberto Wildner e Mario Quintana; Bruna Charak Jany; Maria Elise Luz e Samanta Campos; Leonardo Silva; e André Petracco.

Piso aquecido, esperas para instalação de energia fotovoltaica para abastecer a casa e a piscina, gerador, automação e ar-condicionado são alguns dos diferenciais dos imóveis. Confira outros detalhes:

- Espaços conversam entre si, seguindo o conceito do triângulo (íntimo, social e serviço) que se complementam. Um exemplo é o caso da cozinha que serve de apoio para a churrasqueira.
- Há possibilidade de transformar áreas como a brinquedoteca em dormitório térreo, dando mais mobilidade para idosos e pessoas com deficiência.
- Construções aproveitam a topografia do terreno como parte da casa.
- Padrão estético limpo e elegante, com linhas puras.
- Residências possuem três ou quatro suítes.
- Ambientes internos e externos se complementam, dando amplitude ao espaço; se integram trazendo a natureza preservada do lugar para dentro de casa.
- O paisagismo das casas interage com a mata nativa do entorno, em harmonia com as áreas externas de lazer, como churrasqueiras, quiosques e piscinas de bordas infinitas.
- Janelas amplas dão acesso dos quartos direto ao pátio, oferecendo ótima iluminação, além de ventilação cruzada.
Sobre a incorporadora

A Domus Urbanismo tem 18 anos de tradição no mercado imobiliário nacional, com destaque para São Paulo. Seu foco de atuação é no desenvolvimento e na urbanização de grandes áreas, assim como na construção de casas e edifícios de alto padrão. A incorporadora concebeu o Prado Bairro-Cidade, contratando a Keystone DDG para desenhar seu projeto urbanístico.

Divulgação: Andressa Dorneles
Crédito: divulgação