Loja especializada em carne gaúcha lança exposição digital sobre o Bioma Pampa

A cultura e a tradição do homem do campo serão retratadas na mostra a partir de 20 de julho.

Com imagens dos fotógrafos Eduardo Rocha, Leandro Abreu e Rafael Caggiani Luizelli, inaugura na próxima segunda-feira, dia 20 de julho, um novo espaço cultural digital da Pampas Prime, casa especializada em carnes com origem nas raças britânicas criadas no Bioma Pampa que se propõe a ser uma porteira aberta entre o produtor gaúcho e o consumidor mais exigente.

Trata-se da Mostra BIOMA PAMPA: ORIGEM, CULTURA E TRADIÇÃO, que poderá ser prestigiada nas redes sociais oficiais e presencialmente, com projeções feitas no interior da loja e em prédios vizinhos devidamente autorizados. Durante o período da exposição na loja, todos os cuidados serão tomados contra o COVID, respeitando as normas de ocupação, distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel disponível aos visitantes.

São 20 fotografias que nos convidam à uma viagem poética ao regional. Baseados na lida do campo, os fotógrafos retratam o mundo rural e campeiro com uma boa dose de romantismo e bucolismo da vida do gaúcho e do nativismo.

“Nossos corações são as nossas lentes, enxergamos o mundo como um vasto campo de possibilidades e nosso Pampa como um pedaço gigante de riquezas e encantamentos. Com a câmera na mão e o amor por nossa terra, atravessamos fronteiras, sentindo a brisa do amanhecer, o calor do primeiro chimarrão do dia, o cheiro do café passado a pano no fogão a lenha e o aroma que exala dos assados”, destaca o manifesto, que vai além.

“Captamos sorrisos, gestos, cenários, perspectivas. Navegando pelos mares verdes destas paisagens sem igual, registramos e compartilhamos a rara beleza que nos pertence, documentando nossa cultura, eternizando momentos e contando histórias que inspiram outros olhares pelo mundo”.

A Exposição, que conta com o apoio institucional da Secretaria Estadual de Turismo, da Associação Brasileira de Hereford e Braford e sua Carne Certificada Hereford, promoverá no dia 20 de julho, às 20 horas, no perfil oficial da Pampas Prime, uma LIVE com o cantor regionalista Ernesto Fagundes, que na companhia do proprietário da Pampas Prime, Volmir Ângelo Carboni, e dos fotógrafos, darão o start na exposição digital.


Sobre os Fotógrafos

Eduardo Rocha
Eduardo Rocha nasceu na fronteira, em Dom Pedrito/RS, divisa do Brasil com o Uruguai, vem da amplidão do Pampa gaúcho, onde se unem duas pátrias. Fez dessa vastidão e de sua intimidade a matéria-prima para sua arte. Mora em Porto Alegre desde 2000. Andou por países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Canadá, África do Sul, Estados Unidos e Mongólia. Fez, nesses lugares, retratos que revelam sua essência: assombro e acolhimento do homem diante da força e do útero do ambiente. Juntou elementos de campo, mato, aguadas, pelos, montarias, olhares e mãos calejadas.

Rafael Caggiani Luizelli
Natural de Santana do Livramento na fronteira com o Uruguai, Rafael Caggiani desde muito pequeno teve contato com câmeras devido ao seu avô, Ivo Caggiani, ter sido jornalista e historiador, e estar sempre registrando os momentos importantes na vida da família com fotografias. Em 2013 comprou uma câmera semiprofissional, e a partir daí vem fazendo diversos trabalhos como fotografias de cavalos crioulos para catálogos de leilões, fotografia de festivais de música nativista, fotografia de artistas locais, rodeios, cabanhas e eventos ligados à raça crioula.

Leandro Abreu
Leandro Abreu é natural de Santana do Livramento, começou na fotografia como editor e laboratorista fotográfico em 2005. Atualmente mora em Porto Alegre, trabalha na Produtora Brun Filmes como diretor de fotografia. Apaixonado pela cidade natal e a região da fronteira começou a fotografar a fim de valorizar mais nossa cultura, cenários e suas peculiaridades. Desde então desenvolveu junto com o amigo e conterrâneo, Rafael Caggiani o Projeto “Retratos do Pampas”.

SERVIÇO
O que: Mostra BIOMA PAMPA: ORIGEM, CULTURA E TRADIÇÃO
Quem: Fotógrafos Eduardo Rocha, Leandro Abreu e Rafael Caggiani Luizelli
Quando: A partir do dia 20 de julho
Onde: Nas redes sociais da Pampas Prime
Presencial de segunda a sábado, das 9h30 às 21h, e aos domingos, das 9h30min às 14h na Casemiro de Abreu, 1212, Porto Alegre.
Apoio: Secretaria do Turismo do RS, Associação Brasileira de Hereford e Braford e Carne Certificada Hereford

Divulgação: Tati Feldens
Foto: Eduardo Rocha