Gramado investe em tecnologia e protocolos durante a pandemia

Investir na prevenção do novo coronavírus tem sido uma prioridade da Prefeitura de Gramado, inclusive do setor de Turismo. Por isso, a cidade foi uma das primeiras a implantar um sistema de rastreamento de visitantes que é utilizado por países desenvolvidos como a Suíça, Alemanha e Noruega. O “smart tracking” é obrigatório, através de decreto municipal, desde o dia 3 de junho.

A Secretaria de Turismo também pretende implantar em um sistema tecnológico para evitar aglomerações e melhorar a mobilidade urbana durante a pandemia, utilizando tecnologias como IoT (internet das coisas) e bluetooth. Em breve, o instrumento estará disponível para interações com o público, informando e apresentando sugestões, formando uma rota turística inteligente. “O sistema cria locais que se comunicam com seus visitantes em tempo real, o que nos ajudará a traçar o perfil do turista local e aprimorar ainda mais a experiência na cidade”, afirma o ex-secretário Rafael Carniel de Almeida, que, na semana passada, assumiu a presidência da Gramadotur, autarquia que realiza os principais eventos do município.

Segundo Carniel, o município está investindo em novos formatos e novas tecnologias para garantir a segurança dos eventos no segundo semestre. Os primeiros serão o tradicional Festival de Cinema, em setembro, seguido do Festival de Gastronomia, em outubro. Na sequência, vem o evento que atrai o maior público para Gramado: o Natal Luz. “O distanciamento do público e a segurança dos artistas serão prioridades”, antecipa o presidente da Gramadotur.

Além de rastrear os visitantes, Gramado vem realizando barreiras sanitárias nas entradas da cidade desde o início da pandemia. Além disso, estabeleceu protocolos rigorosos para parques, restaurantes e hotéis. Esta semana, por exemplo, o prefeito João Alfredo Bertolucci editou um decreto estabelecendo ocupação máxima de 40% para toda a hotelaria, embora houvesse um decreto estadual autorizando 75% para os hotéis instalados ao longo de rodovias.

A recuperação da hotelaria vem sendo lenta no município. Segundo pesquisa feita pela Secretaria de Turismo de Gramado, em maio a ocupação foi de 16%, enquanto em junho chegou a 24%, graças ao feriadão de Corpus Christi e do dia dos Namorados.

Divulgação: Insider 2
Fotos: Edison Vara e Cleiton Thiele