Paulo Moreira ministra curso on-line sobre a história do jazz

  • Cultura
  • 07/07/2020 - 14:57
  • 164 Views

Em três encontros virtuais amplamente ilustrados com imagens e uma trilha sonora especial, o jornalista e radialista apresenta ao vivo fatos e curiosidades que mostram a evolução do gênero musical. A atividade, realizada pelo Instituto Ling, inicia no dia 15 de julho.

A história do gênero musical que se tornou um dos fenômenos culturais mais expressivos do século XX será contada por um de seus maiores especialistas, o jornalista Paulo Moreira. Dividido em três encontros virtuais amplamente ilustrados com imagens e uma trilha sonora especial, o curso A História do Jazz mostrará a trajetória desse ritmo marcado por improvisos. A atividade, realizada pelo Instituto Ling, inicia no dia 15 de julho com aulas ministradas ao vivo pela plataforma Zoom, sempre nas quartas-feiras, das 18h30 às 20h.

No primeiro encontro, o público conhecerá o mapa-múndi do jazz, que mostra de onde vieram os grupos que se encontraram em New Orleans e que formaram as primeiras big bands, além de entender a importância de nomes como Louis Armstrong e Duke Ellington nesta história. Já na segunda aula, o pesquisador e radialista compartilhará fatos e curiosidades que acompanham a cena jazzística da segunda metade da década de 40 até o final da década de 50, passando pelo bebop, o hard bop e o funk jazz. No terceiro e último momento da atividade, os alunos terão contato com uma seleção especial de free jazz, jazz elétrico, jazz europeu e a nova geração de músicos. As inscrições para o curso completo custam R$ 180 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.

Paulo Moreira tem 39 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Atualmente, apresenta o mesmo programa na rádio online salvesintonia.com, mostrando o jazz de todos os tempos e as manifestações instrumentais dos artistas gaúchos, brasileiros e internacionais. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 20h às 22h, e tem reprises nos mesmos dias, das 7h às 9h.


SERVIÇO – CURSO ON-LINE – MÚSICA
Curso A História do Jazz
Com Paulo Moreira
Dias 15, 22 e 29 de julho, quartas-feiras, das 18h30 às 20h
Investimento: R$ 180
Inscrições pelo site www.institutoling.org.br
Duração total: 4h30

Programa de aulas
Aula 1 – Dos primórdios às big bands
Aula 2 – Bebop, hard bop, funk jazz e os principais jazzistas
Aula 3 – Free jazz, jazz elétrico, a importância da gravadora ECM e a nova geração de músicos

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. O Instituto Ling atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Divulgacão: Jéssica Barcellos
Foto: Juliane Mergener