Profissionais se unem em ação para apoiar a produção e o consumo da moda na Serra Gaúcha

  • Moda
  • 23/06/2020 - 11:26
  • 864 Views

O movimento conta com a participação de mais de 40 nomes da moda em uma realização do Sindivest e Moda Insights.

A moda é um mercado que emprega, direta e indiretamente, milhares e milhares de pessoas em todo o país - costureiras, designers, fotógrafos, produtores, lojistas, vendedores e muitos outros profissionais conectados a uma imensa engrenagem que contribui para a geração de renda de inúmeras famílias. Porém, o setor foi um dos que mais sofreu com a pandemia do coronavírus. As quedas de faturamento, segundo pesquisa do Sebrae com a FGV, chegaram a 77% em abril e 67% em maio. Como forma de impulsionar o sistema e incentivar o consumo local, um grupo de makers de moda da Serra Gaúcha se uniu para produzir um vídeo que já está sendo disseminado nas redes sociais.

Quarenta profissionais emprestaram suas vozes e rostos para ação, entre nomes como Beth Venzon, Walter Rodrigues, Izabel Peteffi, Carla Carlin, Mercedes Manfredini, Paola Reginato, Maria Anselmi, Pedro Horn Sehbe e Rafaela Tomazzoni. A ação celebra o trabalho de criar, modelar e dar vida às inspirações de milhares de empresas e pessoas, mostrando a moda como um grande pilar da economia local, diz um trecho do texto escrito por Débora Bregolin, em uma narrativa que busca apresentar o sistema da moda e tudo que engloba.

“A ideia de trazer uma ação semelhante para a Serra Gaúcha surgiu acompanhando o movimento nacional encabeçada pela Lilian Pacce. Pensei que seria interessante dar continuidade a este movimento por aqui, contando com o apoio de profissionais interessados em promover e concretizar a ação em prol da moda local”, conta Cristiane Taufer, consultora de moda e branding digital e coordenadora do Moda Insights.

O vídeo é uma realização do Sindivest e do seu grupo de pesquisa de moda, o Moda Insights, com apoio do Pólo de Moda, Fitemasul e Sebrae. Os depoimentos foram gravados por celular pelos próprios participantes da ação, com edição da filmmaker Gabriela Demore.

“É um movimento com o objetivo de fomentar a economia local, mostrando ao consumidor a relevância da cadeia produtiva da moda e também revelando o quanto todo o universo da moda é interdependente e só tem a ganhar em agir em coletividade”, finaliza a estilista Carla Carlin.

Divulgação: Alessandra Muraro
Créditos: Gabriela Demore