Sergius Gonzaga apresenta romance de Gabriel García Márquez no primeiro encontro virtual do Clube de Leitura do Instituto Ling

  • Cultura
  • 21/05/2020 - 11:27
  • 282 Views

Na próxima segunda-feira, dia 25 de maio, o projeto terá uma aula gratuita para discutir o livro O amor nos tempos do cólera, uma das obras mais importantes do escritor colombiano vencedor do prêmio Nobel de Literatura.

O Clube de Leitura do Instituto Ling estreia no ambiente digital com aula gratuita sobre o romance O amor nos tempos do cólera, uma das obras mais importantes do escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014), vencedor do prêmio Nobel de Literatura. O encontro será ministrado ao vivo pelo professor Sergius Gonzaga na próxima segunda-feira, dia 25 de maio, às 18h30. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br. Os inscritos receberão um e-mail com conteúdos preparatórios para a atividade, que incluem curiosidades sobre o autor e dicas de como adquirir o e-book. A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória.

Lançado em 1985, o livro trata de um triângulo amoroso que se desenrola em uma cidade fictícia, inspirada em Cartagena de Las Índias, durante uma epidemia de cólera, no período de transição do século XIX para o século XX. A obra é inspirada no romance dos próprios pais do autor, e apresenta uma história de espera, envelhecimento e morte, sem poupar o leitor da consciência de que todos os personagens estão ali para fenecer. O clássico voltou a ter grande procura nos últimos tempos. Segundo a editora Penguin Random House, a obra tem sido uma das mais vendidas nos Estados Unidos durante esta quarentena.

Convidado para iniciar esta edição especial do Clube de Leitura, Sergius Gonzaga é professor da UFRGS desde 1978 e um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo Da Vinci. Personalidade querida da cena cultural de Porto Alegre, foi diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004) e secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente é responsável pela Universidade Aberta e pela Coordenação do Livro da Prefeitura de Porto Alegre. Ministra palestras e cursos sobre Literatura Brasileira e Literatura Latino-Americana em diferentes cidades do país e do mundo.

A programação do Clube de Leitura é composta por encontros mensais dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais na literatura mundial. A próxima edição será no dia 29 de junho com o poeta, tradutor e escritor Pedro Gonzaga apresentando o livro Nêmesis, do norte-americano Philip Roth. A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e América Tampas.

Sergius Gonzaga - Cre?dito Ederson Nunes:CMPA -1
Personalidade querida da cena cultural de Porto Alegre, Sergius Gonzaga ministrará a aula
Crédito da foto: Ederson Nunes/CMPA

SERVIÇO – LITERATURA – EVENTO ON-LINE
Clube de Leitura
Sergius Gonzaga apresenta o romance O amor nos tempos do cólera, de Gabriel García Márquez
Dia 25 de maio, segunda-feira, às 18h30
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Divulgação: Jéssica Barcellos
Foto: Ederson Nunes/CMPA