Fotografias para salvar

  • Cultura
  • 19/05/2020 - 15:41
  • 6937 Views

Projeto POA 150 Fotos reúne acervo fotográfico em campanha para arrecadar fundos para instituições durante a pandemia

O alto impacto que a crise do coronavírus está causando na economia motivou um grupo de fotógrafos de Porto Alegre a buscar alternativas para minimizar esse momento difícil nas comunidades mais carentes. A ideia partiu do fotógrafo Pedro Braga, que inspirado por uma iniciativa italiana, que também teve êxito na cidade de São Paulo, criou a campanha POA150 fotos.

O projeto, encabeçado pela sua produtora cosigno.cc, reúne 150 imagens autorais doadas por 150 artistas diferentes para serem comercializadas no site Poa150fotos.com.br. Toda arrecadação com as vendas será revertida para dois projetos sociais da Capital, o SOLICON UFRGS (Solidariedade Pandemia UFRGS), coletivo de docentes da UFRGS criado para atender a mais de 10 comunidades e instituições da cidade que dão suporte a população LGBTQI+, quilombolas, associações de vilas e comunidades indígenas que estão em situação vulnerável e o Nós por Nós Solidariedade, coletivo independente criado para dar assistência aos moradores do bairro Cohab de Porto Alegre. Serão 15 dias de campanha, de 18 de maio até 3 de junho de 2020. Cada obra será vendida ao preço único de R$150, impressa em papel algodão nas dimensões 20x30, sem limites de cópias.

Os artistas participantes foram indicados por instituições apoiadoras do projeto como a Fundação Iberê Camargo, Museu de Arte Contemporânea do RS, Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS, Instituto Ling, Galeria Mascate, Barraco Cultural, Fluxo Escola de Fotografia e Cinema, Ecarta e Festival FestFoto. A iniciativa conta ainda com apoio da empresa de impressão Laboratório, Governo do Estado do RS, Prefeitura Municipal e Unisinos.

Divulgação: Andressa Riquelme
Fotos: Eduardo Boldrini, Mônica Maia, Tiago Coelho, Pedro Braga, Leonardo Savaris, Rochele Zandavalli, Josemar Afrovulto