Solidariedade e Inclusão Social: no dia nacional dos chefs, Jimmy Ogro lança desafio aos participantes da edição 2020 do projeto Temperos Especiais

Em tempos de pandemia, a ação assume formato virtual e busca mostrar à sociedade as potencialidades das pessoas com deficiência.

Sem barreiras físicas e com a possibilidade de ampliar para o Brasil inteiro o impacto social do projeto, o Instituto Social Pertence lançou ontem (13/5), através de vídeo gravado pelo chef Jimmy Ogro, um desafio às pessoas com deficiência que desejarem participar da 4ª edição do projeto Temperos Especiais.

A cada ano, o grupo de chefs gourmet do Pertence experimenta o protagonismo de trabalhar em um restaurante. Além de colocar a mão na massa, tirando os jovens com deficiência da zona de conforto e desenvolvendo neles o desejo pela inserção no mercado de trabalho, a atividade tem por objetivo promover na sociedade uma consciência inclusiva, provocando uma reflexão de como a sociedade enxerga e se comporta em relação às pessoas com deficiência.

“É um projeto muito importante que possibilita a eles não somente estar, mas ser o que quiserem. E nesse ano, em razão da Pandemia, o evento vai acontecer de forma virtual e por isso convidamos o chef Jimmy Ogro para fazer parte deste projeto. Jimmy é a cara do projeto, são dois metros de puro coração”, explicou a coordenadora do projeto Geniane Pereira.

Além de apresentador de um quadro de culinária do Programa Mais Você, apresentado pela Ana Maria Braga na TV Globo, Jimmy é fundador das plataformas Ogrostronomia e Burgertopia, estando à frente também dos projetos sociais REaPROVE e a casa de carnes Ogro Steaks. Nascido em Houston, nos Estados Unidos, conviveu desde os primeiros passos com burger e barbecue. Cresceu, veio ao Brasil e ainda na adolescência descobriu sua paixão pela gastronomia. No Mais Você (programa de alcance nacional), viaja pelo Brasil à caça de receitas e ingredientes típicos, provando que é possível preparar qualquer prato em qualquer lugar.

É justamente isso que o Pertence buscará com a 4ª edição do projeto. Mostrar que qualquer pessoa, com deficiência ou não, pode preparar uma receita saborosa seguindo os conselhos de um mestre das panelas.

E para participar deste desafio é muito fácil. As primeiras 50 pessoas com deficiência que enviarem o seu vídeo, até o dia 17/5, preparando uma receita com até 5 ingredientes que já tenham em casa para o e-mail institutosocialpertence@gmail.com acompanhado de uma foto do prato vão poder participar de uma vídeo oficina ao vivo com o chef Jimmy, que vai acontecer no dia 25/05 e alguns momentos serão reprisados no dia do Temperos Especiais, e aprender a fazer um prato especial, que será a receita principal do Temperos Especiais em 2020.

O evento vai acontecer no dia 2 de junho através de Live no canal do YouTube do Pertence, e espera reunir mais de 3 mil jovens de todo o Brasil. “Meta audaciosa, mas que sabemos que podemos atingir”, completou Victor Daniel Freiberg, presidente Pertence. Já aderiram às edições presenciais do projeto os restaurantes Vermelho Burger & Steak e Fratello Pizza, e o pub Rosário Resto Lounge.

Instituto Social Pertence
Com foco na inclusão, o Instituto Social Pertence desenvolve diversos projetos afim de promover a sociabilização de pessoas com deficiência cognitiva, física, sensorial ou intelectual, estimulando—os a vencer as barreiras do dia a dia, a ganhar independência, criar histórias e despertar o sentimento de pertencimento a algo maior através de experiências marcantes, laços de amizade, inclusão social, cultura e trabalho.

Confira como foram as edições passadas

https://www.youtube.com/watch?v=JNgB98olw1g

https://www.youtube.com/watch?v=RCRIk7qyNBY

https://www.youtube.com/watch?v=BeX0HqffbrI&t=2s

Mais informações através do e-mail institutosocialpertence@gmail.com e telefone (51) 991769191 (WhatsApp).

Divulgação: Tati Feldens - Jornalista Voluntária
Fotos: Divulgação