Você sabe como higienizar e armazenar verduras, frutas e legumes?

  • Saúde
  • 17/04/2020 - 11:26
  • 3807 Views

Caxienses que comandam a marca Tua Fruta, que conta com empório, café e entrega de hortifrutis, ensinam como conservar esses produtos corretamente.

Com o surto da Covid-19, a população tem se adaptado às orientações das autoridades de saúde sobre evitar aglomerações e restringir as saídas de casa apenas para atividades essenciais, como ir ao mercado e à farmácia. Mas ao trazer as compras pra casa, ou quando se recebe esses produtos via delivery, é preciso tomar alguns cuidados na higienização, antes do armazenamento e consumo.

O empresário Thiago Seitensticker, sócio da Tua Fruta, que realiza diariamente entregas de verduras, frutas e legumes na casa dos clientes, disponibilizou um passo a passo para ensinar esse procedimento essencial:

1º - Após a limpeza das mãos com água e sabão, lavar as frutas, verduras e legumes em água corrente para retirar qualquer sujeira visível, como terra ou algo na superfície/casca.

2º - Colocar as frutas, verduras e legumes (com casca) em um recipiente com água cobrindo toda superfície. Adicione uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Deixe de molho de 15 a 20 minutos.

3º - Volte a lavar bem os produtos, em água potável corrente.

Dica 1: É muito importante não misturar alimentos limpos com os que estão sujos, para não haver nova contaminação. Legumes e verduras que serão cozidos podem ser apenas lavados em água corrente. O cozimento elimina os microorganismos.

Dica 2: Mesmo as frutas e legumes que serão descascados devem passar por este processo, porque pode-se ter uma contaminação indireta, da casca para o alimento.

Para o armazenamento correto, deve-se retirar todo o excesso de água, após a higienização. As verduras podem ser guardadas na geladeira em sacos limpos e secos ou em recipientes vedados, próprios para este fim. Lembre-se de manter a limpeza da geladeira, prateleiras e dispensers. Já as frutas, não precisam ser armazenadas na geladeira.

Além do combate ao Coronavírus, esse cuidado também é fundamental para a prevenção de muitas infecções e contaminações por bactérias, e deve tornar-se um hábito.

Sobre a Tua Fruta:

A Tua Fruta, de Caxias do Sul, é uma das empresas que conseguiu se adaptar em meio a pandemia do Coronavírus, para se manter ativa. Os sócios já tinham a ideia de criar um aplicativo para smartphones, para facilitar a venda dos produtos do empório e do café que eles comandam desde 2018 na cidade. O lançamento do app coincidiu com o aumento dos casos de Covid-19 no Rio Grande do Sul, e desde então, a plataforma já registra mais de dois mil usuários. O app Tua Fruta realiza entregas na casa dos moradores de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Bento Gonçalves e Porto Alegre.

"Além de contribuir para que as pessoas fiquem em casa, durante esse período, estamos oferecendo produtos saudáveis que fortalecem o sistema imunológico, para que cuidem da sua saúde", lembra um dos sócios, Thiago Seitensticker.

Para levar esse conceito mais adiante, a empresa anunciou em março de 2020, um plano de franquias. A partir de um modelo de frutaria e café express, a marca planeja expansão para diferentes pontos comerciais, como supermercados, aeroportos, shoppings, e etc. O aporte inicial do negócio é de R$ 50 mil, com uma projeção de retorno do investimento entre 12 e 18 meses, e rentabilidade mensal média de 15% a 25% do faturamento.

Tua Fruta Frutaria
Rua Guerino Sanvitto, 637 - Bairro Villagio Iguatemi, Caxias do Sul (RS)

Tua Fruta Café
Rua La Salle, 933 - Bairro São Pelegrino, Caxias do Sul (RS)

Informações: Thiago Seitensticker (54) 99903 9695

Divulgação: Lato Sensu
Fotos: Thiago Seitensticker