7 fintechs brasileiras que podem auxiliar com serviços financeiros durante a quarentena

As empresas de tecnologia estão transformando o mercado oferecendo soluções financeiras digitais descomplicadas para a população.

CURITIBA, 01/04/2020 - O mundo todo está em alerta desde que o novo coronavírus (COVID-19) virou uma ameaça para a sociedade, contaminando milhares de pessoas em um curto período de tempo. E no Brasil não é diferente. Os governantes têm tomado várias medidas de proteção à saúde pública e prevenção ao contágio. Parte da população aderiu ao cenário de quarentena, voluntária ou obrigatória, como uma forma de resguardar a saúde e diminuir a proliferação do vírus.

Para as fintechs, startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro de forma online, o grande objetivo neste momento de crise global é facilitar a vida dos usuários. É importante pontuar que todo o sistema financeiro nacional continua operando normalmente - pagamentos de boletos bancários, transações de crédito e compensações de cheque. “O Banco Central (BC) tem se mostrado extremamente ativo e bastante parceiro das empresas financeiras. Mas vale lembrar que o Banco Central também está remoto. É impressionante ver as instituições brasileiras funcionando tão bem remotamente e deixando esse sistema sem atritos”, destaca o Product Owner da fintech Juno, Gabriel Falk.


Atualmente, existem aproximadamente 550 fintechs no Brasil, isso se deve ao fato dos brasileiros possuírem acesso à convergência digital, que possibilitam o uso de recursos digitais, como compra, transferências de pagamento e outros. “As fintechs crescem devido às carências dos bancos tradicionais, precariedade no atendimento, falta de flexibilidade, dificuldade de acesso a crédito. Dessa forma, existem várias pessoas que buscam um serviço fora do sistema bancário comum. Agora elas são amparadas por esses recursos tecnológicos. Afinal, onde há oportunidade, há negócio”, explica o professor do ISAE Escola de Negócios, Rafael de Tarso Schroeder, especialista em Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação.

Em alta no país, as fintechs mudam o mercado oferecendo soluções e atendendo nichos que eram ignorados pelos bancos tradicionais e, em tempos de quarentena, descomplicam os serviços financeiros durante este período. Conheça 7 fintechs brasileiras que estão transformando o segmento financeiro e auxiliando a população neste momento em que todos precisam fazer tudo de dentro de suas próprias casas:

PicPay: O PicPay (www.picpay.com) é um aplicativo de pagamentos online lançado em 2012. O sistema nasceu com a proposta de descomplicar transferências de valores entre usuários, tanto para fazer pagamentos a lojas virtuais quanto para serviços online.

Juno: Depois de abandonar o nome BoletoBancário.com e apostar em diversas outras soluções para facilitar pagamentos, reduzir a burocracia e democratizar serviços financeiros, a fintech curitibana Juno (www.juno.com.br) acaba de se tornar uma instituição de pagamentos autorizada pelo Banco Central (BC), entrando no seleto grupo de 20 companhias do país que contam com essa chancela. A empresa é uma solução completa para a emissão de cobranças e recebimento de pagamentos para MEIs, e-commerces, marketplaces, empresas de qualquer tamanho e, também, para pessoas físicas. A Juno surgiu para desmistificar os serviços financeiros e não deixar que boas ideias sejam travadas pela papelada. Ou seja, tem por objetivo fazer com que todo empreendedor possa crescer e transformar o mundo da sua maneira, dando para cada negócio as ferramentas necessárias para que eles elevem o seu potencial ao máximo.

Nubank: Fundado em 2013, o Nubank (www.nubank.com.br) nasceu com a missão de desenvolver o controle financeiro na vida das pessoas. Conhecido por seus produtos sem burocracia, onde o usuário pode acompanhar as transações pelo aplicativo. Atualmente já são mais de 10 milhões de clientes. Em 2019, a fintech já ultrapassou a marca de mais de 1,5 bilhão de transações feitas. Além disso, não é apenas um cartão, hoje a fintech oferece outros 6 produtos.

Quinto Andar: O QuintoAndar (www.quintoandar.com.br) começou a operar em 2015, com o objetivo de simplificar o processo de locação de casas e apartamentos residenciais, atuando como fiador para usuários com histórico de crédito sólido. Eliminando burocracias e custos na hora de alugar um imóvel, como por exemplo, o seguro-fiança.

GuiaBolso: Com o propósito de melhorar a vida dos brasileiros e transformar o sistema financeiro, a fintech paulista GuiaBolso (www.guiadebolso.com.br) está no mercado nacional desde 2014. Seu aplicativo é uma referência no segmento. Nele, é possível fazer um planejamento financeiro e controle de gastos pessoais. Atualmente conta com cerca de 4,5 milhões de usuários.

Ebanx: Primeiro unicórnio (startup avaliada em um bilhão de dólares), o Ebanx (www.ebanx.com) surgiu em 2012 processando cross-border (transfronteiriços) para negócios como Airbnb, AliExpress, Pipedrive, Spotify, Uber e Wish. Atualmente, a fintech conecta mais de 50 milhões de pessoas com mais de mil sites internacionais por meio de métodos de pagamento. Em 2020, o Ebanx está dando uma atenção especial para a expansão do processamento de pagamentos locais.

Creditas: A Creditas (www.creditas.com.br) é uma fintech que disponibiliza empréstimos com taxas abaixo do mercado para seus clientes, isso acontece porque eles pegam carro ou imóvel como garantia de pagamento. Além de juros menores, também é possível conseguir um maior prazo para pagar e um maior valor de empréstimo.

Divulgação: P+G Comunicação
Fotos: Divulgação