Residencial de luxo exclusivo para pessoas com 60+

Brasil ganha primeiro residencial de luxo especializado em longevidade com estrutura sofisticada e tecnológica; Localizado em Curitiba, empreendimento conta com alta tecnologia aplicada ao bem estar, gastronomia funcional e até SPA .

São Paulo, março de 2020 - Um clube residencial com o propósito de receber pessoas com mais de 60 anos. Esse é Elissa Village, que será inaugurado em março, em Curitiba. Diferente de tudo o que temos no Brasil, o novo empreendimento da família Caron possui 30 mil m² de área verde e está localizado há 20 minutos da capital paranaense, ao lado de uma Área de Proteção Ambiental (APA), proporcionando uma bela vista para a natureza de todos os espaços do residencial. Inspirado em modelos americanos e europeus, sua estrutura é totalmente acessível a fim de garantir a melhor experiência para seus moradores. Por lá, serviço de alto padrão aliado a tecnologia e calendário de atividades diferenciadas prometem dar ainda mais vitalidade e energia para quem os procura.

Hotelaria de alto padrão

A arquitetura e decoração do complexo são sofisticadas, trazendo um ar de hotel e se afastando de ambientes hospitalares, mesmo nas suítes projetadas para pessoas dependentes de assistência médica. Todas as suítes foram planejadas para garantir o máximo de conforto e segurança, com piso aquecido, emborrachado e antiderrapante, sem nenhum desnível que impeça a locomoção do hóspede, móveis com quinas arredondadas, cabeceira da cama acolchoada, cores acolhedoras e tecidos escolhidos considerando durabilidade, manutenção e aconchego. Quem assina o projeto é Flavia Ranieri, arquiteta especializada em adaptação de ambientes para idosos e responsável pelo projeto de interiores do Elissa Village.

Tecnologia

Em termos de tecnologia, no Elissa há sensores de queda nos quartos e corredores, mapa de calor que estabelece a rotina do idoso - por exemplo, quantas vezes ele vai ao banheiro durante noite, quantas horas dorme - e luzes balizadoras que acendem quando ele pisa no chão do quarto escuro. Nas áreas comuns, um sistema de acústica favorece a sociabilização, que combate o isolamento que pode levar à depressão.

Alimentação orgânica, assinada pelo chef Reinhard Pfeiffer (Lapinha Spa)

Os cuidados com a alimentação no Elissa vão além de uma dieta balanceada para ajudar no combate de doenças e dos efeitos do avanço da idade. O conceituado chef Reinhard Pfeiffer, especialista em gastronomia funcional, elaborou um cardápio exclusivo para o restaurante – que é aberto ao público externo – com combinações que minimizam os impactos de alguns alimentos no organismo. Os ingredientes serão orgânicos e extraídos da horta do próprio empreendimento, ou fornecidos por produtores locais, contribuindo, assim, para a economia da região.

Spa e tea sommelier

Dentre os serviços previstos para o empreendimento se destacam o concierge, room service, motorista particular, spa, equoterapia e hidroterapia, além da assistência à saúde e segurança 24 horas. Na programação das atividades estão oficinas de memória, de uso de tecnologias, tai chi chuan e horta orgânica entre outras. Eventos como happy hours, festas de aniversário, cine debates e degustação de chás também são algumas das atividades previstas para os moradores.

Staff treinado com simulador

A equipe multidisciplinar vai desde o concierge à assistente espiritual, passando por médicos, enfermeiros, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e até profissionais de musicoterapia. Todos passarão por um treinamento que inclui o uso de um simulador que transmite as mesmas sensações visuais, auditivas e espaciais de pessoas com mais idade, garantindo um atendimento de qualidade baseado na empatia.

Família Caron e o nascimento do Elissa Village

A ideia do Elissa Village surgiu quando a família Caron teve dificuldades ao procurar um local criado para o público sênior e para achar profissionais especializados que cuidassem da avó. Após montar a estrutura hospitalar em casa, os filhos e netos se deram conta de que isso, apenas, não era suficiente para uma vida saudável, feliz e inclusiva da avó. \"Apesar de estarmos sempre presente, a nossa rotina atribulada não nos permitia oferecer atenção em quantidade e de qualidade. Minha mãe acabava passando grande parte do dia se sentindo sozinha, o que a levou a desenvolver depressão. Além disso, administrar toda uma estrutura e a relação entre os cuidadores e o próprio idoso, é muito desgastante\", lembra Vânia Caron, uma das filhas da matriarca e futura gerontóloga do empreendimento. Essa situação somada aos 35 anos de experiência da família no ramo de saúde, levaram à construção do Elissa Village, que está a cinco minutos do hospital de alta complexidade e referência em diversas especialidades, que é da família. Fausto Caron, Conselheiro Administrativo, explica que o Elissa Village possui três pilares: moradia, estudos e pesquisas. \"Estamos lançando o residencial e a intenção é continuarmos investindo para que ele se torne um centro de estudos e pesquisas relacionados à longevidade\", conta ele, que é um dos quatro investidores do empreendimento, que teve um aporte de R$ 16 milhões. As obras começaram em 2017 e terminam ainda em 2019.

Inspiração

O nome Elissa é inspirado em Elissa Epel, psicóloga norte-americana que ao lado da bióloga e vencedora do Prêmio Nobel da Medicina em 2009, Elizabeth Blackburn, descobriu a teoria da telomerase, que relaciona os hábitos de vida com o envelhecimento das células e aparecimento de doenças.

Sobre o Elissa Village: Em uma área de 6.000m2 e rodeado pela natureza, o Elissa Village é uma proposta inovadora de residencial para idosos especializado em longevidade. O empreendimento proporciona aos moradores a experiência de um hotel cinco estrelas com espaços adaptados para idosos independentes e dependentes. Um ambiente seguro, arquitetura acessível, decoração moderna e muita tecnologia a favor da segurança e longevidade. A estrutura inclui ainda equipes multidisciplinares formadas por profissionais especializados e oferece atividades físicas e artísticas, trilhas, piscina, spa, salão de beleza, loja de conveniência e horta entre outros. A cinco minutos de um hospital de referência de alta complexidade, e a 20 minutos de Curitiba, na cidade de Campina Grande do Sul, o Elissa Village prioriza a tranquilidade, o bem-estar e a qualidade de vida de seus hóspedes. Mais informações: elissavillage.com.br/

Divulgação: Misasi RP
Fotos: Divulgação