Farol Santander Porto Alegre inaugura a exposição “GIGANTAS – uma experiência imersiva por Nonotak Studio”

  • Cultura
  • 11/03/2020 - 10:15
  • 1766 Views

Instalação do duo franco-japonês foi desenvolvida exclusivamente para o ambiente e propõe diálogo entre a arquitetura clássica do edifício dos anos 30 com as inovações tecnológicas na arte.

Porto Alegre, 10 de março de 2020 - O Farol Santander abre no dia 11 de março sua primeira exposição de arte imersiva em 2020. “GIGANTAS – uma experiência por Nonotak Studio” é obra do duo franco-japonês Nonotak Studio com curadoria de Antonio Curti.

Apresentada pelo Ministério da Cidadania, com patrocínio do Santander, a mostra dialoga com as novas mídias e o que há de mais inovador na arte digital. Desenvolvida exclusivamente para o Farol Santander de Porto Alegre, a chamada obra-performance Gigantas V.1 transforma o imenso hall do edifício em um ambiente imersivo para os visitantes, a partir da combinação de três itens: valorização da arquitetura; inovação tecnológica e experiência imersiva.

“Instigar pessoas e conectar arte, arquitetura, tecnologia e experiência imersiva é a tônica do Farol Santander Porto Alegre para abrir o calendário de exposições em 2020. Com essa mostra, buscamos dar luz a projetos artísticos que usam a tecnologia não apenas como uma maneira de criar experiências imersivas acessíveis a todos os públicos, mas também como uma forma de iluminar os caminhos para a arte do amanhã”, afirma Patrícia Audi, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Santander.

O Nonotak Studio, projeto franco-japonês colaborativo de instalação e performance fundado em 2011 pelo artista visual Noemi Schipfer e pelo arquiteto-músico Takami Nakamoto, trabalha com instalações de luz, som e peças de performance para criar ambientes etéreos e imersivos, pensados para envolver, desafiar e surpreender o espectador. O duo é mundialmente reconhecido por suas performances ao vivo como a realizada no icônico Kiyomizudera Temple em Kyoto (Japão).

Para a instalação Gigantas V.1 a ser exposta no Farol Santander, uma das maiores já produzidas pelo Nonotak Studio, foram utilizados elementos como luzes de LED e sonorização 7.1, além de placas DMX e de áudio. A trilha sonora própria tem programação por meio do Ableton Live; já para a parte visual, o duo utiliza o programa TouchDesigner.

O curador classifica o trabalho como uma “obra-performance” que atua para transformar um extenso ambiente em uma experiência de imersão e interação, expandindo os sentidos dos visitantes. Outro ponto de destaque é a contextualização do passado e do contemporâneo, do analógico com o digital e do físico com o virtual, a partir da ocupação de um espaço construído nos anos 30, com tecnologias atuais.

A exposição ainda conta com dois vídeos complementares: Do Físico ao Digital: Transformação é um making off do processo de montagem e programação da instalação; e Nonotak Studio: O Legado é um vídeo de entrevistas com os artistas e o curador Antonio Curti, sobre a mostra e os demais trabalhados já realizados pelo duo. Os filmes serão exibidos nas salas anexas ao átrio principal.

Essa é a primeira vez que o Nonotak Studio apresenta seu trabalho em Porto Alegre. Anteriormente e também com curadoria de Antonio Curti, o duo exibiu a mostra Dimensão, na Japan House, em São Paulo.

Sobre Nonotak Studio
Nonotak, também conhecido como Nonotak Studio, é um projeto franco-japonês fundado em 2011 pelos artistas Noemi Schipfer e Takami Nakamoto.

Nonotak também é conhecido por usar tecnologia personalizada em muitas de suas peças, além da tecnologia convencional de maneiras não convencionais para gerar um certo efeito desejado.

Os artistas são responsáveis por mais de 30 obras de arte digital, participando de festivais como o Mutek (Canadá), Roppongi Art Night (Tóquio), Sonar (Barcelona) entre outros. Além de exposições e peças na Artechouse (EUA), Tate Britain (UK) e Japan House (Brasil). O duo coletou diversos prêmios e nomeações, podendo evidenciar o Young Guns Award em 2016 e figurar entre o Forbes Under 30 de Arte em toda a Europa. Além de suas obras, Nonotak Studio é mundialmente reconhecido pelas suas performances ao vivo, tais como ‘Shiro’ e ‘Eclipse’, que foi performada no icônico Kiyomizudera Temple em Kyoto.

Sobre Antonio Curti - Curador
Nascido em 1992, Antonio Curti é formado em Cinema pela FAAP. Aos 19 anos criou o festival audiovisual Downtown, que revivia locais esquecidos do centro de São Paulo com experiências. Em 2017 tornou-se sócio da THE FORCE, empresa de instalações de tecnologia na área de marketing e corporativo. Hoje está à frente da AYA, organização de arte e tecnologia com foco em projetos culturais. Em 2018 foi curador da mostra “Dimensão”, do duo Nonotak Studio, na Japan House, uma das maiores exposições da instituição e também recorde de público.

No Farol Santander São Paulo, Curti esteve à frente da curadoria da exposição “Metaverso” com obras de seis artistas brasileiros de arte digital no Farol Santander. Atualmente, no mesmo local, o curador também é responsável pela mostra Constelação, com obra da artista croata Maja Petric. Antonio Curti tem como interesse o diálogo entre as artes visuais, tecnológicas e imersivas como agentes ativos de transformação da consciência humana através de experiências que mesclam o real e o virtual.

Serviço: GIGANTAS – uma experiência imersiva por Nonotak Studio
Quando: 11/03/2020 (quarta-feira) a 31/05/2020 (domingo)
Onde: Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Telefone: 51 3287.5500
Horários: 10h às 19h (terça a sábado) | 11h às 18h (domingo e feriado) | não abre segunda-feira;
Acessibilidade: Rua Cassiano Nascimento – acesso lateral / toaletes e elevadores adaptados, rampas de acesso
Capacidade: 300 pessoas
Site: www.farolsantander.com.br
Ingressos: acesse https://site.bileto.sympla.com.br/farolsantanderpoa/ ou na bilheteria do Farol
Valor: R$ 15 inteira – cliente Santander tem 10% de desconto
Gratuidade: último domingo de cada mês para todos os públicos


**Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.
**Só é permitido a entrada de crianças no andar da exposição sob acompanhamento de adulto
**Atenção: Esta exposição não é recomendada para pessoas sensíveis a iluminação ou com epilepsia
**Proibido o uso de fotografias com flash
**Fontes externas de luz não são permitidas

Divulgação: MARRA COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa Farol Santander Porto Alegre
Fotos: Criz Azevedo e Telescópio Filmes