Instituto Ling lança projeto gratuito para crianças e adolescentes se aproximarem da música clássica

  • Cultura
  • 09/03/2020 - 17:26
  • 1993 Views

De março a novembro deste ano, o centro cultural promoverá uma série de concertos didáticos orientados pelo maestro Telmo Jaconi e a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, indicados para públicos de 10 a 17 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março, sem custo.

O Instituto Ling, entidade com sede em Porto Alegre que promove o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade brasileira por meio de educação, saúde e cultura, está lançando um novo projeto de formação musical: os Concertos Ling para a Juventude. De março a novembro deste ano, o centro cultural promoverá uma série de concertos didáticos gratuitos de música clássica orientados pelo maestro Telmo Jaconi e a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. A programação é indicada a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos e contará com oito encontros, uma vez ao mês.

Durante as masterclasses, serão apresentados o contexto histórico, o processo criativo, a biografia e curiosidades da trajetória de grandes compositores e intérpretes da música clássica, através da projeção de conteúdo ilustrativo e da saudação musical realizada ao vivo pela Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. As inscrições para participar são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de março pelo site www.institutoling.org.br. As vagas são limitadas e serão preenchidas após a avaliação dos dados e das cartas de intenção enviadas na inscrição. Além dos lugares destinados ao público em geral, parte das vagas serão concedidas a alunos da rede pública escolar.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.


SERVIÇO
Concertos Ling para a Juventude
Concertos didáticos com o maestro Telmo Jaconi e a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul
Indicado para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos
Inscrições gratuitas até o dia 15 de março pelo site www.institutoling.org.br

Datas das masterclasses
24 de março, às 14h30
28 de abril, às 14h30
26 de maio, às 14h30
30 de junho, às 14h30
25 de agosto, às 14h30
29 de setembro, às 14h30
24 de outubro, às 14h30
17 de novembro, às 14h30

Sobre os ministrantes
A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul foi criada em 2009, seguindo uma tendência internacional de criação de orquestras jovens na América Latina. O projeto tem foco na formação musical de excelência e é voltado prioritariamente para o atendimento de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda e integrantes da rede escolar, com idades entre 10 e 24 anos.

Telmo Paulo Jaconi é natural da cidade de Montenegro, mas cresceu em Porto Alegre, onde começou a fazer aula de violino aos oito anos. Aos 14, foi o mais jovem músico a ser admitido pela Ospa, onde permaneceu por mais de quatro décadas. Estudou na Academia de Música de Viena, na Áustria, é bacharel em música pela UFRGS e atuou como solista em orquestras brasileiras e do exterior. Desde sua criação, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul está sob seu comando artístico.

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Transporte coletivo: O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. O Instituto Ling atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Divulgação: Jessica Barcelos
Foto: Tânia Meinerz